Arquivo do blog

terça-feira, 29 de março de 2016

PROJETO VISITA AO MUSEU

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos participam de projeto de visita a museus

Desde 2015 as escolas da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos participam do “Projeto Visita ao Museu”. Neste ano de 2016, dentro do Programa Reencontrando a Cultura Hunsrückisch, desenvolvido Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio da Coordenação de Cultura, mais visitas estão sendo realizadas com o objetivo de possibilitar aos estudantes a possibilidade de conhecerem mais a fundo a história e as tradições de nossa gente.


A escolha do Museu Histórico de São José, como elemento chave para a realização deste projeto, aconteceu por este ter o potencial educativo, a diversidade do acervo, a conservação dos objetos, seu potencial educativo e a equipe de trabalho. Além disto, o Projeto "Conhecer São José", desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, que tem por objetivo valorização e difusão da cultura e da história do município, também contribui para que nossos estudantes percebam a importância da valorização da cultura local. Este projeto consiste na realização de visitas mediadas ao Centro Histórico, Câmara de Vereadores, ponto zero da cidade, vários outros locais de interesse turístico e histórico.

O “Projeto Visita ao Museu” busca estimular o reconhecimento dos objetos antigos e seu potencial contador de história; fornecer aos alunos espaço de ensino e aprendizado não formal, sensorial, dialogal e criativa; explorar o potencial educativo do centro histórico e das casas antigas; estimular o reconhecimento da conexão entre passado e atualidade; estimular o diálogo sobre cultura, história, e arte entre os alunos, professores, colegas, familiares e comunidade; despertar o interesse pelas "coisas" do passado de suas localidades e cidade, dos seus antepassados e cultura local; despertar o interesse e a importância da conservação dos objetos históricos, ou do passado que as crianças têm em suas casas, comunidade e cidade e, por fim, introduzir os conceitos de preservação do patrimônio material e imaterial seja ele, histórico, cultural e natural.

Segundo Luciana Scussel d’Eça Neves, Coordenadora de Cultura de Antônio Carlos, “com esta atividade desenvolvemos uma aula que acontece com a vivência in loco, onde a história está guardada. Onde se pode, mais que ver os objetos, os lugares e os causos históricos, senti-los. Onde a oralidade da história é "escutada", onde cada novo lugar visitado, objeto, vista e local, no visto e no sentido”.

Na visita ao município vizinho de São José, as crianças foram recepcionadas e orientadas pelos professores Félix e Rodrigo. Durante o tour, as crianças puderam vivenciar desde a história de São José, a chegada dos imigrantes alemães na região, reconhecer os sobrenomes e se reconhecer.... E, a partir desta atividade, despertar o interesse em ser contador de história.

Turmas participantes do Projeto Visita ao Museu

  • 16/03 a turma da Professora Alessandra Basei, da EM D. Afonso Niehues;
  • 16/03 a turma da Professora Zuleide Besen, do NEM Prof. Verônica Guesser Pauli;
  • 17/03 e 22/03 as turmas da Professora Elisiane Jaci Sagás, da EM Dom Afonso Niehues;
  • 23/03 a turma da Professora Mariana da Silva, do NEM Côn. Dr. Raulino Reitz.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário