Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GOVERNO FEDERAL GARANTE MAIS DE 1,2 MILHÕES PARA NOVA CRECHE EM ANTÔNIO CARLOS

Após tratativas com o MEC/FNDE a Prefeitura de Antônio Carlos, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, garantiu para o município recursos na ordem de R$ 1.249.134,11. Estes recursos, oriundos do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), serão destinados à construção de uma nova creche em nosso município que poderá atender 94 crianças em tempo integral ou 188 em tempo parcial.



“A construção desta obra será iniciada no começo do próximo ano, uma vez que ainda há a necessidade do lançamento do processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela construção. Ela é resultado de nossos esforços em buscar ampliar cada vez mais o acesso de nossas crianças à educação infantil”, afirma o Prefeito Paulo Remor.

Paulo Remor, Prefeito de Antônio Carlos.
“Atualmente o município já oferece mais de 420 vagas para a Educação Infantil, do berçário ao pré-escolar, sendo 60 vagas em tempo integral e o restante em tempo parcial. Com a nova creche, portanto, poderemos ampliar consideravelmente o atendimento e melhorar ainda mais a qualidade de nossa educação municipal”, afirma o professor Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura.


Prof. Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura
Ampliar o atendimento na educação infantil, além de ser uma política nacional e um direito da criança, contribui também para melhorar os índices que avaliam os municípios brasileiros em relação à educação. Recentemente nosso município despontou como destaque estadual e nacional no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) que mede, entre outros aspectos, a taxa de atendimento na educação infantil. Segundo este índice, o município de Antônio Carlos ocupa a 1ª colocação entre os municípios catarinenses e a 13ª colocação entre todos os municípios brasileiros. (Veja mais em: http://educacaoeculturaac.blogspot.com.br/2015/10/antonio-carlos-e-1-lugar-estadual-no.html)

Esta é a segunda creche do Proinfância a ser construída no município com recursos do Governo Federal. A primeira, denominada Centro de Educação Infantil Municipal Prof. João Juvenal de Amorim, que atende, em média, 60 crianças em tempo integral, foi inaugurada no final de 2012 e posta em funcionamento no início do ano letivo de 2013.

Estas unidades construídas com recursos do Governo Federal são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Entre 2007 e 2014, por meio de convênios, o Programa investiu na construção de 2.543 escolas, e, a partir de 2011, com sua inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 6.185 unidades de educação infantil foram apoiadas com recursos federais, totalizando 8.728 novas unidades em todo o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário