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sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ENEM 2014 DIVULGADO PELO INEP: EM SC DESTAQUE FICOU POR CONTA DA ESCOLAS PRIVADAS

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira o ranking das melhores escolas brasileiras segundo a nota do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) de 2014. Em Santa Catarina, 648 instituições de ensino de todas as regiões do Estado participaram do exame. Nenhuma delas figura entre as 10 melhores do país.

O Enem 2014 por Escola (http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola) disponibiliza as médias e os percentuais de alunos em cada um dos quatro níveis de proficiência e da redação dos estudantes que participaram do Enem, por escola, para cada uma das áreas do conhecimento consideradas, quais sejam:
I. Proficiência em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
II. Proficiência em Ciências Humanas e suas Tecnologias;
III. Proficiência em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
IV. Proficiência em Matemática e suas Tecnologias;
V. Proficiência em Redação.

Segundo o próprio Inep, os resultados do Enem por Escola devem, no entanto, ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola. Além disto, é importante ainda considerar as informações contextuais que são disponibilizadas, como os indicadores de nível socioeconômico e de formação docente da escola.

NO RANKING CATARINENSE AS 10 MELHORES ESCOLAS SÃO PRIVADAS
O Colégio Trilíngue Inovação, de Chapecó, é instituição educacional com melhor colocação no ranking catarinense. Este colégio pertence à rede privada e teve uma média de 649,01 pontos nas provas objetivas. No entanto, no ranking nacional esta mesma escola ocupa a 161º colocação.

A melhor pontuação em escolas públicas de Santa Catarina ficou por conta da rede federal, com pontuação de 617,42. Com esta pontuação o IFSC Campus Joinville ficou na 634ª posição do ranking nacional. 

A EEB Altamiro Guimarães, da rede pública estadual de Antônio Carlos, com pontuação de 525,24 na média das provas objetivas, ficou na posição 5.577 do ranking geral nacional.

Ranking
Nome da escola
Município
UF
Rede
Indicador de permanência na escola
Indicador de nível socioeconômico
Média da escola (provas objetivas)
Média da escola (linguagens)
Média da escola (matemática)
Média da escola (ciências da natureza)
Média da escola (ciências humanas)
Média da escola (redação)
5577
EEB ALTAMIRO GUIMARAES
ANTONIO CARLOS
SC
Estadual
80% ou mais
Alto
525,24
523,38
520,26
492,40
564,94
586,41


FONTE: Inep (http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola)

Veja as 10 escolas catarinenses com o melhor ranking no estado:
1) Colégio Trilíngue Inovação - Chapecó - privada - 649,01
2) Escola Autonomia - Florianópolis - privada - 647,12
3) Colégio Sinodal Doutor - Blumenau - privada - 638,66
4) Colégio Consul Carlos Renaux - Brusque - privada - 636,23
5) Colégio Bom Jesus Santo Antonio - Blumenau - privada - 633,83
6) Associação Educacional Luterana Bom Jesus-Ielusc - Joinville - privada - 631,06
7) Colégio Bom Jesus Aurora - Caçador – privada - 628,46
8) Colégio Energia - Florianópolis - privada - 626,82
9) Colégio Bom Jesus Diocesano - Lages - privada - 623,64
10) Colégio Bom Jesus Divina Providencia - Jaraguá do Sul - privada -  621,92

ALGUMAS ESTRATÉGIAS DAS ESCOLAS COM MELHOR COLOCAÇÃO NO ENEM
Levando-se em conta a média aritmética das provas objetivas dos colégios, apenas 22 escolas em todo o Brasil têm nota acima de 700 pontos, e apenas uma delas é da rede pública: o Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, na 22ª posição.

O que há em comum nestas escolas que se destacaram no Enem 2014?

A grande maioria delas possui poucos alunos, com números muito abaixo da média nacional.

Outras acabam fazendo uma seleção de alunos como forma de garantir bons resultados nas provas. Pela primeira vez, o Inep divulgou, junto com a nota das provas do Enem, o índice de permanência dos estudantes nas escolas. Esse indicador pretende mostrar se os estudantes matriculados na escola e que fizeram o Enem 2014 estudaram naquela escola durante todo o ensino médio. Considerando as dez notas mais altas, os dados mostram que em metade das escolas menos de um quinto dos alunos do terceiro ano do ensino médio eram antigos, ou seja, estudaram naquele colégio durante todo o ensino médio. Isso quer dizer que pelo menos 80% fizeram os dois primeiros anos em outras instituições. Segundo o presidente do Inep, Chico Soares, o fato de tantos estudantes serem selecionados para cursar o terceiro ano naquela escola pode causar equívocos, já que o rendimento deles no Enem 2014 não é apenas fruto da educação recebida em apenas uma escola. "Essa informação é importante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o terceiro ano", disse ele.

Outro ponto em comum é a qualificação dos professores. Entre as escolas no topo da lista, a cada quatro professores contratados, três, em média, têm a formação adequada, segundo a lei (73% do total). Os dados foram coletados pelo Censo Escolar da Educação Básica e, segundo o Inep, quanto maior o número de professores com a formação específica da disciplina que leciona (diploma de licenciatura), melhor é o desempenho dos estudantes.

Por fim, há ainda o nível socioeconômico dos estudantes.  Este item mede o nível socioeconômico das famílias dos alunos de cada escola. O governo federal divide os alunos e as escolas de acordo com sete níveis socioeconômicos diferentes. Mais uma vez, quase todas as escolas no "top 20" têm o indicador "muito alto", o nível mais alto da escala. Só uma escola tem índice "alto", e quatro não tiveram o indicador divulgado pelo Inep.

Segundo especialistas, a renda familiar influencia no rendimento escolar porque os filhos desses pais têm mais acesso a cultura e à educação infantil mais cedo. Esse efeito é visível nos resultados do Enem 2014. Entre as 500 escolas com a maior média aritmética, 84,4% delas têm nível socioeconômico "muito alto". Já a escola de nível socioeconômico "médio" mais bem colocada ficou na 263ª posição. A escola de nível "baixo" mais acima na lista está apenas na colocação número 3.516. Já o melhor colégio entre todos os que têm alunos de nível socioeconômico "muito baixo" obteve a colocação número 12.391, de um total de 15.640.

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