Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COMUNIDADE E ESCOLA, UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
(Paulo Freire)

No último sábado, dia 22, o Núcleo Escolar Municipal Profª. Verônica Guesser Pauli, localizado na comunidade de Rachadel, mas que atende também crianças das comunidades de Vila Doze, Rio Farias e Santa Bárbara, foi palco de uma belíssima ação conjunta entre comunidade e poder público: direção, pais, professores, funcionários, integrantes destas comunidades e Secretaria Municipal de Educação e Cultura se uniram para embelezar e melhorar ainda mais a escola de seus filhos.


A escola não é uma ilha inclusa na comunidade, sem vínculo de relacionamento, mas sim uma entidade que estabelece regras com a comunidade que a acolhe e com o entorno que a envolve, através da participação coletiva entre as mesmas, para que assim o processo de ensino e aprendizagem se torne mais acolhedor, dinâmico e eficaz. Foi nesta linha de pensamento que a parceria entre a APP (Associação de Pais e Professores) do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli e a Secretaria Municipal de Educação se estabeleceu.


Inaugurada em 9 de fevereiro deste ano, o NEM Profª. Verônica Guesser Pauli recebeu investimentos próximos a R$ 1,4 milhão. Estes investimentos significam ambiente escolar mais adequado para oferecer educação de qualidade às nossas crianças. Buscando tornar o ambiente escolar ainda mais agradável a APP investiu R$ 2.500,00 na aquisição de mudas de azaleias, manacás e outras plantas ornamentais para colorir o jardim frontal da escola. Isto porque se entende que material didático qualificado, espaço de recreação, biblioteca, sala de informática, auditório, professores capacitados aliados a um ambiente escolar agradável e colorido contribuem, e muito, para o pleno desenvolvimento escolar das crianças.


Como ninguém é de ferro, após a labuta do sábado de manhã, parte da equipe de trabalho participou ainda de um almoço de confraternização na residência de Edinei e Edina Pauli.


A todos os que gentilmente dedicaram algumas horas de seu tempo para trabalhar em prol de nossa escola, parabéns! Foram momentos extremamente prazerosos e que demonstram o quanto é positiva a parceria entre a comunidade escolar e o poder público: nossas crianças agradecem!






Um comentário:

  1. Ficamos felizes pela participação da APP, Secretário da Educação Altamiro A. Kretzer e sua família e demais voluntários, bem como por tantos elogios recebidos pelo trabalho realizado, foi uma socialização muito construtiva para o grupo e para nós.
    são momentos como este que nos impulsionam a acreditar e querer cada vez mais buscar a transformação por meio da Educação.
    A parceria família-escola que temos cultivado com certeza favorece o crescimento do nosso trabalho e das nossas crianças.
    Em nome da direção do NEM Profª Verônica Guesser Pauli, gostaria de agradecer ao casal Edina e Edinei que prepararam um delicioso almoço em sua casa para as pessoas que contribuiriam com esse maravilhoso trabalhado. Obrigado.

    ResponderExcluir