Durante o mês de setembro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura
entregou centenas de livros para escolas de educação infantil da Rede Municipal
de Ensino de Antônio Carlos (CEIM Coração de Jesus, NEM Profª. Xênia G. Kremer
e NEM Profª. Verônica G. Pauli). Os livros fazem parte do acervo literário do
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), financiado pelo Governo Federal
através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Alunos do NEM Profª. Xênia Goedert Kremer |
O Programa Nacional Biblioteca
da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso
à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da
distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O
atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas
de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de
jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino
fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma
universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas
no Censo Escolar.
LIVROS E O INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo o Secretário Municipal
de Educação e Cultura, Prof. Altamiro A. Kretzer, “o gosto pela leitura e pela
literatura deve ser estimulado desde cedo. Por isso a Secretaria estimula os
professores da Rede Municipal a trabalharem intensamente o lúdico da
literatura, com contação de histórias e o estímulo para que as crianças
utilizem e manuseiem os livros”.
Alunos do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli |
A apropriação e o domínio do
código escrito contribuem significativamente para o desenvolvimento de
competências e habilidades importantes para que os educandos e educadores
possam transitar com autonomia pela cultura letrada. O investimento
contínuo na avaliação e distribuição de obras de literatura tem por objetivo
fornecer aos estudantes e seus professores material de leitura variado para
promover tanto a leitura literária, como fonte de fruição e reelaboração da
realidade, quanto a leitura como instrumento de ampliação de conhecimentos, em
especial o aprimoramento das práticas educativas entre os professores.
CEIM CORAÇÃO DE JESUS
NEM PROFª. XÊNIA GOEDERT KREMER
NEM PROFª. VERÔNICA GUESSER PAULI
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