Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBE CENTENAS DE LIVROS



Durante o mês de setembro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura entregou centenas de livros para escolas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos (CEIM Coração de Jesus, NEM Profª. Xênia G. Kremer e NEM Profª. Verônica G. Pauli). Os livros fazem parte do acervo literário do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), financiado pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Alunos do NEM Profª. Xênia Goedert Kremer
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), desenvolvido desde 1997, tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. O atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.


LIVROS E O INCENTIVO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro A. Kretzer, “o gosto pela leitura e pela literatura deve ser estimulado desde cedo. Por isso a Secretaria estimula os professores da Rede Municipal a trabalharem intensamente o lúdico da literatura, com contação de histórias e o estímulo para que as crianças utilizem e manuseiem os livros”.

Alunos do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli
A apropriação e o domínio do código escrito contribuem significativamente para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para que os educandos e educadores possam transitar com autonomia pela cultura letrada.  O investimento contínuo na avaliação e distribuição de obras de literatura tem por objetivo fornecer aos estudantes e seus professores material de leitura variado para promover tanto a leitura literária, como fonte de fruição e reelaboração da realidade, quanto a leitura como instrumento de ampliação de conhecimentos, em especial o aprimoramento das práticas educativas entre os professores. 

CEIM CORAÇÃO DE JESUS






NEM PROFª. XÊNIA GOEDERT KREMER




NEM PROFª. VERÔNICA GUESSER PAULI







Nenhum comentário:

Postar um comentário