Arquivo do blog

terça-feira, 31 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA É TEMA DE APRESENTAÇÕES NO NEM PROFª. VERÔNICA G. PAULI

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), de modo que, todo ano, nesta data, os governos, as instituições, as pessoas, são convidadas para refletirem e discutirem sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Alunos do 5º ano do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli em apresentação musical pela passagem do Dia Mundial da Água, no Auditório da escola.
Em razão disto os alunos do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli realizaram, nesta última segunda (23), uma série de atividades para refletirem sobre a importância da água para a manutenção da vida em nosso planeta. Alunos da educação infantil e do ensino fundamental, orientados por seus respectivos professores, apresentaram belíssimos trabalhos no auditório da escola. O Secretário Municipal de Educação, Altamiro Antônio Kretzer, a Diretora de Ensino, Carmen Lúcia Pitz Rasveiler e a Diretora de Projetos e Articulação com o MEC e SED, Idinéia Carla Bioeu, estiveram presentes para prestigiar as apresentações dos alunos.

Mas porque, afinal de contas, instituir o Dia Mundial da Água? Por que a água é, como todos sabemos, o que permite que haja vida em nosso planeta. Apesar de o planeta Terra poder também ser denominado de “planeta água”, em virtude da grande quantidade de água que possuímos, apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E sabemos também que, deste pequeno percentual de água potável, boa parte está sendo contaminada pela poluição, pela ação o próprio homem.

Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de parte da população mundial. A degradação ambiental, aliada à gestão puramente financeira da água, pode gerar situações preocupantes de escassez deste bem tão preciso. Basta lembrarmos, por exemplo, da atual situação que vive o Estado de São Paulo (GRUPO PROTESTA NA AV. PAULISTA CONTRA A FALTA DE ÁGUA NA GRANDE SÃO PAULO - 20 03 2015 – http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1605993-grupo-protesta-na-av-paulista-contra-a-falta-de-agua-na-grande-sao-paulo.shtml)

 Diante desta situação, o Dia Mundial da Água dever servir, não somente para reflexão, mas, principalmente, para nos levar a ações concretas para a solução desta grave situação: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Lembremos, por fim, dois artigos da “Declaração Universal dos Direitos da Água”, publicada pela ONU em 1992: 
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Profª. Nilzete Decker Koch, Diretora do NEM Profª. Verônica Guesser Pauli, fez a abertura das apresentações dos alunos.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário