Arquivo do blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

III CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA: uma política de Estado para a Cultura

ANTÔNIO CARLOS PRESENTE NA III CNC


As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento. Ao longo de 2013 foram realizadas centenas de conferências municipais, dezenas de conferências estaduais e agora chega o momento da realização da Conferência Nacional de Cultura: entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro Brasília sediará a 3ª Conferência Nacional de Cultura (III CNC).

O município de Antônio Carlos estará representado por dois delegados na III CNC: o Secretário de Educação e Cultura, Altamiro Antônio Kretzer, irá como um dos delegados do Estado de Santa Catarina representando a área governamental; já a Sra. Rosemari Veras Mello de Moura irá representar o Estado de Santa Catarina como delegada da sociedade civil. Altamiro e Rosemari foram escolhidos como delegados na 3ª Conferência Estadual de Cultura, ocorrida nos dias 2 e 3 de setembro, no CIC.

ABERTURA E PROGRAMAÇÃO

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fará a abertura da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Teatro Nacional, em Brasília. Essa edição amplia a participação da sociedade civil, com representação de cerca dos 70% dos delegados com direito a voto. Esses participantes virão dos 26 estados e o Distrito Federal, no encontro mais representativo já realizado no País, para tratar das políticas públicas desse setor.


A Plenária Nacional, até domingo (1º), reunirá cerca de 2 mil participantes, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais. Mas as discussões da III CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.

A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A solenidade desta quarta-feira será aberta aos delegados e convidados credenciados. A III CNC prossegue, com debates e plenária, até o domingo (1º), com todos os eventos realizados no Centro de Convenções Brasil 21, também em Brasília. O acesso também é restrito a participantes credenciados.
Entre os dias 28 e 30, haverá ainda uma ampla programação cultural, na Tenda da Cidadania, instalada em à frente aodo complexo Brasil 21, com acesso livre. O espaço oferecerá uma Feira Cultural, a Exposição Circuito Cultura Viva e um programa artístico que inclui a apresentação da cantora Gabi Amarantos, na noite de sábado (30).
(Fontehttp://www.cultura.gov.br/noticias-3cnc/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário