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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CURSO SOBRE O PDE INTERATIVO



Se o PAR (Plano de Ações Articuladas) tem o objetivo mais global de diagnosticar e planejar a realidade educacional do município, o PDE Escola, por intermédio do PDE Interativo, tem um objetivo mais específico, ao auxiliar as unidades escolares a diagnosticarem e planejarem suas respectivas gestões.

O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar, baseado no planejamento estratégico e participativo, destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas com insuficiente evolução do IDEB o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento.

Com vistas a auxiliar neste planejamento o MEC também criou o PDE Interativo, que é a plataforma utilizada pelo PDE Escola, que permite a utilização da metodologia por todas as escolas públicas, independentemente de receberem ou não recursos financeiros do MEC.

O município de Antônio Carlos realizou sua adesão ao PDE Escola, tendo, atualmente, oito (8) unidades escolares cadastradas no PDE Interativo (Núcleo Escolar Municipal Cônego Dr. Raulino Reitz, Núcleo Escolar Municipal Prof.ª Verônica Guesser Pauli, Núcleo Escolar Municipal Padre Alfredo Junkes, Núcleo Escolar Municipal Prof.ª Xênia Goedert Kremer, Escola Municipal Dom Afonso Niehues, Escola Municipal Vila Doze, Centro de Educação Infantil Municipal Coração de Jesus e Pré-Escola Rio Farias).

No último dia 31 de outubro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob a coordenação da Diretora de Projetos e Articulação com o MEC e Secretaria de Estado da Educação, Idinéia Carla Bioeu, ofereceu um curso para as diretoras, professoras responsáveis e representantes das APPs das escolas da rede pública municipal. O curso foi ministrado pela assessora pedagógica da Undime/SC, Fátima Berretta Rosal. Além de esclarecer dúvidas e auxiliar no preenchimento do programa do PDE Interativo, o curso também reforçou a importância do programa para o planejamento  das escolas.



Embora seja uma ferramenta importantíssima para o planejamento das escolas, o uso desta ferramenta ainda carece de amadurecimento, principalmente no aspecto da participação coletiva da comunidade escolar. Em muitas oportunidades se tem dificuldade de mobilizar a comunidade para participar mais intensa e ativamente neste processo de planejamento estratégico da escola e para a escola. Esta dificuldade talvez seja resultado de uma longa trajetória de exclusão da população das decisões e planejamentos das políticas públicas. A superação desta dificuldade é lenta, mas indispensável se queremos que a educação avance rumo a uma educação com qualidade social. Além disto, quanto maior o número de atores envolvidos neste planejamento da escola, maior será também a corresponsabilidade dos mesmos na implantação, execução, acompanhamento e avaliação do referido planejamento.

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