Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PROJETOS INOVADORES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Os profissionais da rede pública municipal de Antônio Carlos participaram, nesta última terça-feira, dia 19, do Seminário Municipal de Socialização da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma ação inédita que conta com a participação articulada do governo federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar o melhor dos seus esforços e recursos, valorizando e apoiando professores e escolas, proporcionando materiais didáticos de alta qualidade para todas as crianças e implementando sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento. 

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, através da Secretaria de Educação e Cultura, fez a adesão ao Pacto e nomeou a Técnica em Educação da Secretaria, Judite Koch Schmitt, para a Coordenação e a Profª. Elisângela Decker para a Orientação de Estudo da turma de professores alfabetizadores. O poder público municipal também garantiu, ao longo de todo o ano, a participação da coordenadora e da orientadora nos cursos necessários para a implementação do Pacto em nosso município.


Na abertura do Seminário o Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Altamiro Antônio Kretzer, destacou os avanços que a educação brasileira tem alcançado nas últimas décadas bem como os desafios que ainda temos a superar. Um dos avanços inegáveis, destacou Altamiro, foi a democratização do acesso à educação ocorrido nas últimas décadas. Ainda segundo o Secretário, “o PNAIC busca, justamente, garantir mais um passo na superação dos desafios da educação de nosso país. Pois não basta garantirmos o acesso à educação, é preciso também dar condições de permanência e oferecer uma educação com qualidade”.

Professor Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura

O prefeito Antônio Paulo Remor também marcou presença no Seminário. Parabenizou todos os professores pelo esforço e dedicação, destacando os avanços significativos que a educação de nosso município tem alcançado.

Antônio Paulo Remor, Prefeito Municipal
A abertura do Seminário contou ainda com a palestra da Prof.ª Ana Lúcia Machado (UFSC), formadora do PNAIC, que versou sobre o Processo de alfabetização na perspectiva do letramento.

Profª. Ana Lúcia Machado
Durante todo o dia os professores alfabetizadores (bolsistas e não bolsistas) apresentaram seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo a partir do curso oferecido no município que teve como Orientadora a Profª. Elisângela Decker. Foi um belíssimo momento de socialização das atividades e experiências de cada educador com suas respectivas turmas, atividades e experiências estas que originaram ótimos projetos.

ALGUNS TRABALHOS PRODUZIDOS NOS PROJETOS





ABAIXO MAIS ALGUMAS IMAGENS DO SEMINÁRIO...


















Equipe de professores alfabetizadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário