Durante
os primeiros meses do ano letivo de 2019, nas aulas de Filosofia da Escola de
Educação Básica Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, SC, os alunos dos 3º
anos do ensino médio estudaram o movimento Iluminista do século XVIII e sua
relação com a defesa de uma série de valores, tais como liberdade, igualdade,
tolerância... Valores estes que, contextualizados e atualizados, também fazem
parte do rol de valores defendidos por sociedades democráticas contemporâneas.
Estes valores influenciaram a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de
1789, assim como também estão presentes na Declaração Universal dos Direitos
Humanos, aprovada em 1948.
O Dia
Internacional da Mulher, celebrado no 8 de março, simboliza a luta das mulheres
contra a discriminação e por igualdade de direitos civis, sociais, políticos e
culturais. Considerando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos
completou 70 anos em dezembro de 2018, cabe refletir sobre a efetividade dos
avanços nas condições de vida, na autonomia e liberdade das mulheres, bem como
na superação das situações de violência e desigualdade nas quais se inseriam. É
indiscutível que a luta das mulheres pelo fim da discriminação e pela igualdade
de gênero transformou a sociedade em muitos países e também no Brasil. Essas
transformações se deram a partir da conquista de novos direitos, pela
constituição de organismos estatais voltados para a promoção da equidade de
gênero e pela adoção de políticas públicas que colaboraram para a redução da
discriminação e das desigualdades de gênero. Segundo a ONU, a
“‘Discriminação contra a mulher’ significará toda distinção, exclusão ou
restrição baseada no sexo e que tenha por objeto ou resultado prejudicar ou
anular o reconhecimento, gozo ou exercício pela mulher, independentemente de
seu estado civil, com base na igualdade do homem e da mulher, dos direitos
humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social,
cultural e civil ou em qualquer outro campo”. (Artigo 1º da Convenção para a eliminação de
todas as formas de Discriminação contra a Mulher, adotada pela Assembleia Geral
da ONU em1979 - https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/mulheres-e-direitos-humanos-no-brasil-avancos-e-desafios)
Diante do que foi discutido e debatido, foi solicitado aos alunos que elaborassem uma campanha (vídeo, arte gráfica digital ou cartaz) denunciando situações de afrontas aos direitos das mulheres e demonstrando a importância da luta das mulheres em prol de seus direitos.
Abaixo seguem alguns exemplos do resultado desta atividade...
Turma 301
Turma 303
Nenhum comentário:
Postar um comentário