Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

CERIMÔNIA DE REINAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO MUNICIPAL: BOA MÚSICA E MUITA EMOÇÃO



Desde sua inauguração, há 25 anos, o auditório municipal não havia passado por nenhum processo significativo de reforma, de modo que sua estrutura estava bastante desgastada pelo tempo, necessitando de manutenção e reforma urgentes. 


Iniciada em 2015, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Antônio Carlos e o Governo Federal, a revitalização do auditório permitiu a reforma de todos os banheiros e instalação de banheiro para portadores de necessidades especiais; substituição de todas as esquadrias de madeira; substituição do revestimento do piso de circulação; fechamento com gesso acartonado; pintura; portas de vidro para futuras instalações de sistema de climatização; substituição do assoalho do palco; substituição do carpete e das poltronas.

Finalizado este processo de reforma e revitalização, em belíssima e emocionante cerimônia, o Auditório Municipal foi reinaugurado na última quinta (16), com a presença do Prefeito, Antônio Paulo Remor, de seu vice, Adelino Bonifácio Kretzer, acompanhados de seus secretários municipais, coordenadores, vereadores, demais autoridades e um grande público.

Antônio Paulo Remor, Prefeito Municipal.
“É uma grande alegria podermos devolver à população este espaço de cultura e lazer, agora com uma estrutura mais moderna e adequada às necessidades de nossa cidade. Esta obra hoje inaugurada é mais uma demonstração do compromisso desta administração com a cultura e com o povo de nossa cidade”, afirmou o prefeito municipal em seu discurso.

Segundo Idinéia Carla Bioeu, Secretária Municipal de Educação e Cultura, “a população de Antônio Carlos merece que se invista em um espaço democrático, público e acessível que atenda aos interesses culturais e comunitários dos munícipes”. Neste sentido, buscando valorizar aqueles que, ao longo da história de nossa cidade, contribuíram para o desenvolvimento cultural e social de nosso município e de nossa gente, esta administração, por iniciativa do Prof. Altamiro Antônio Kretzer, na época Secretário Municipal de Educação e Cultura, e do Maestro Silvério Petry, decidiu homenagear uma personalidade da área cultural de nossa cidade através da denominação deste espaço cultural. Deste modo, por intermédio da lei Municipal no 1.582/2016, este espaço passa a ser denominado “Auditório Municipal Maestrina Sophia Mannes Besen”.

Idinéia Carla Bioeu, Secretária Municipal de Educação e Cultura.


QUEM FOI SOPHIA MANNES BESEN?
Sophia Mannes Besen nasceu em 02 de março de 1917, na comunidade de Rachadel, filha de Matias Pedro Mannes e Apolônia Heck, oitava filha entre dezesseis irmãos. De origem humilde, residiu numa casa de chão batido, que só mais tarde, em 1926, transformou-se numa casa de alvenaria.
Com 13 anos ingressou no internato do Colégio das Irmãs Franciscanas de São José, no município de Angelina, lá permanecendo até seus 18 anos. Durante este período de estudos teve o privilégio de aprender a língua alemã e harmônio, além do curso elementar.
Aos 23 anos casou-se com Antônio João Besen. Desta união nasceram: Cecília, Carlos Lucas, José Antônio, Nilva Bernadete, Maria da Graça, Maria Gorete e Stella Maris.
Na década de 1940 Dona Sophia fundou o Coral da Capela do Sagrado Coração de Jesus (atual Igreja Matriz de Antônio Carlos), atuando como organista e maestrina até a década de 1970. Em 1973, por motivos de saúde, Dona Sophia vendeu sua propriedade neste município e passou a residir em Barreiros. Continuou atuando como organista ao lado do maestro Paulo Sens, no Coral Sagrados Corações até completar 75 anos.
Era devota de Santa Paulina, seguindo o lema “NÃO DESANIMEIS NUNCA, EMBORA SOPREM VENTOS CONTRÁRIOS”.
Mulher guerreira, muito exigente e disciplinada, transmitiu para sua família o gosto pelo artesanato, pela leitura e pela música. Faleceu em 01 de março de 2014, às vésperas de completar seus 98 anos de idade.

HOMENAGENS E BOA MÚSICA
A cerimônia de reinauguração do Auditório Municipal Maestrina Sophia Mannes Besen foi marcada por muita emoção e música de alta qualidade. Com a participação do Coral Poesis, regido pelo maestro Silvério Petri, e da banda do Projeto Encanto e Música, iniciativa mantida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o público pode deliciar-se com execuções musicais primorosas: além do Hino Nacional, o Coral Poesis e a Banda do Projeto Encanto e Música ainda presentearam o público com “Schön ist die jugendzeit”, música tradicional do folclore alemão, “Oh minha terra”, “Eu quero apenas”, “Rios da Babilônia”, “Oh de casa, oh de fora” e o hino em homenagem à nossa cidade, “Antônio Carlos, Terra Amada”.






Honrando a tradição musical da família, filhos e netas da Maestrina Sophia também emocionaram a todos com a apresentação fantástica de três peças musicais: “Maria Zu Lieben”, com arranjos de Nilva Besen Hilleshein; “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Irmão sol e irmã lua”, com arranjos de Carlos Lucas Besen.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário