Arquivo do blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

FORMAÇÃO DOS AGENTES DE SERVIÇOS GERAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANTÔNIO CARLOS



Nos dias 18 e 19 de fevereiro, coordenados pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Kalina Trivelato de Lima, os agentes de serviços gerais, responsáveis pela limpeza das escolas e pela elaboração da merenda, participaram de palestras, dinâmicas, rodas de conversa e oficinas com o nutricionista, técnico em cozinha e pós-graduando em nutrição clínica funcional, André Luiz da Silva (mais conhecido como André NutriChef).



Na quinta-feira (18/02), na parte da manhã, a psicóloga da Secretaria de Saúde do Município, Daniele Dallosto Chapacais, realizou algumas dinâmicas voltadas para o autocuidado e relaxamento, destacando a importância de cuidar de si mesmo e de desenvolvermos algumas estratégias para lidar melhor com o estresse do dia a dia. No período da tarde, o Nutricionista e Técnico em Cozinha André Luiz da Silva, ministrou uma palestra sobre alimentação saudável.



Na sexta-feira (19/02), os conhecimentos foram vivenciados na prática. O Nutrichef André elaborou juntamente com os agentes diversas receitas livres de glúten, lactose, com baixa adição de açúcar e sódio, priorizando a alimentação natural e que atenda às necessidades nutricionais específicas de crianças com alergias e intolerâncias alimentares. 


“A aquisição de produtos de boa procedência, componentes da agricultura familiar orgânica e a formação constante de nossos colaboradores contribui para que possamos oferecer sempre, e cada vez mais, uma alimentação escolar de qualidade, saborosa e saudável,”  afirma o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro Antônio Kretzer.


Seguem 2 receitas preparadas durante o curso:

LEITE DE COCO CASEIRO
300 g de coco fresco (pode ser o ralado de pacote)
1 litro de água

Modo de Preparo:
Aquecer a água e bater com o coco, em seguida coar numa peneira fina ou tecido. Conservar sob refrigeração de 3 a 5 dias. O resíduo pode ser utilizado para preparar receitas que usem farinha de coco ou coco ralado fino.

HAMBÚRGUER SAUDÁVEL
250 g de carne moída magra (patinho)
1 cenoura pequena ralada finamente
½ cebola ralada ou picada bem pequena
50 g de farelo de aveia (em torno de 3 colheres de sopa bem cheias)
1 colher (sopa) cheia de chia
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Tempero verde a gosto

Modo de Preparo:
Misturar muito bem todos os ingredientes.
Deixar descansar num recipiente com tampa, na geladeira, por no mínimo 10 minutos.
Formar os hambúrgueres e frigir numa frigideira untada com manteiga.
Você também pode assar em forno pré-aquecido a 200°C em uma assadeira, se possível com antiaderente por aproximadamente 20 minutos.
Rendimento: 3 porções












Nenhum comentário:

Postar um comentário