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quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARLOS PARTICIPA DE MOVIMENTO PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NA GRANDE FLORIANÓPOLIS



Primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Estado propõe colaboração de 22 municípios

No último dia 30 de novembro foi lançado, em Florianópolis, o primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Estado, fruto de uma parceria entre a Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis), por intermédio do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação, e o Instituto Positivo. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação por meio da instituição da cultura de cooperação intermunicipal.

Mesa de abertura da cerimônia de lançamento do primeiro ADE de Santa Catarina - Foto: Organização do Evento
 
INICIATIVA É HOMOLOGADA PELO MEC

“Homologado pelo MEC e implantado em algumas regiões do país, o ADE tem proporcionado avanços significativos para a elaboração e realização de projetos que beneficiam a educação pública dos municípios participantes”, afirma a diretora do Instituto Positivo Eliziane Gorniak. Entre os benefícios do projeto pode-se destacar a identificação dos desafios comuns no território, a troca de experiências intermunicipais e a efetivação de projetos conjuntos sempre com foco na melhoria da qualidade da educação. Segundo a Secretária Municipal de Educação de São José e presidente do Colegiado de Educação da Granfpolis, Méri Hang, “os desafios orçamentários dos municípios, em função da crise política e econômica que passa o nosso país, justifica ainda mais a cooperação em prol de uma área tão sensível para o progresso das pessoas e da sociedade”.

Eliziane Gorniak, Diretora do Instituto Positivo

22 MUNICÍPIOS INTEGRAM O ARRANJO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DA GRANFPOLIS
“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Esta frase, atribuída a John Lennon e difundida no Brasil por Raul Seixas através da música “Prelúdio”, nos diz muito sobre o lançamento do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina (ADE). Diz muito porque expressa a importância da ação coletiva na consecução de nossos sonhos, diz muito porque expressa o sentimento que une cada um dos municípios componentes do ADE Granfpolis IP (Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Granfpolis – Instituto Positivo): Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARLOS ASSUME LIDERANÇA DO ADE
Quando estamos imbuídos de um objetivo coletivo, a soma dos esforços e da energia de cada um dos componentes deste coletivo torna mais real as possibilidades de sucesso e concretização de nossos sonhos. “Este ADE é fruto do compartilhamento de nossos conhecimentos, de nossas angústias e expectativas, sempre em vistas a alcançarmos soluções coletivas para o nosso território. A diversidade econômica, social, política e populacional dos municípios componentes deste ADE é um importante aspecto, pois permite também o compartilhamento de diferentes experiências no trato de problemas comuns aos municípios. Supera-se a visão individual para somar-se à visão coletiva do território”, afirma Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos e líder do ADE Granfpolis IP.

Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos e líder do ADE Granfpolis IP
A implantação do programa segue 5 etapas: Mobilização dos Municípios, Avaliação de Indicadores Educacionais e Contextuais do Território, Construção do Plano de Ação visando a Melhoria da Educação do Território, Execução do Plano e Avaliação. Segundo Eliziane, dada a importância do regime de colaboração em prol do atingimento das metas vinculadas aos planos de educação, o Instituto Positivo atuará apoiando a implantação dos ADEs e também produzindo materiais de referências para que outras regiões possam implantá-los de forma independente ADE é um modelo que possibilita resultados de curto, médio e longo prazos. “Os ganhos podem apresentar maior consistência e profundidade, uma vez que estamos falando da instalação de uma cultura de planejamento e atuação de forma colaborativa que poderá se perpetuar ao longo dos anos, especialmente se houver um forte apoio da sociedade civil”, explica, Altamiro Antônio Kretzer. Por esta razão, está previsto a criação de um conselho consultivo, formado por empresários, representantes da academia, organizações ligadas à educação e sociedade civil organizada, para acompanhar e colaborar com o atingimento das metas do ADE. As ações realizadas de maneira colaborativa podem ainda agregar a participação do Estado e da União, e há a possibilidade de serem envolvidas instituições privadas e não governamentais.

A atuação do Instituto Positivo na região teve início em março de 2015 e deve se estender até dezembro de 2017, quando espera-se alcançar a quinta etapa do programa.

EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DE INÚMERAS LIDERANÇAS LIGADAS À EDUCAÇÃO
O evento de lançamento do projeto contou com a presença de autoridades locais e nacionais que atuam no campo da educação, representantes do poder público dos municípios envolvidos, empresários e representantes da academia e da sociedade civil.

Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna, foi palestrante na cerimônia de lançamento do ADE Granfpolis IP.
 
Inúmeras lideranças da área educacional e prefeitos marcaram presença, além de representantes da sociedade civil e de Instituições de Ensino Superior
 
Assinatura de adesão dos municípios da Granfpolis ao ADE
  


METAS ESTABELECIDAS PELO ADE GRANFPOLIS IP

Após os 22 municípios da Granfpolis, em conjunto, terem elaborado um aprofundado diagnóstico da realidade de todo o território, partiu-se para a definição do Plano de Ação e as respectivas metas a serem alcançadas até o final de 2017. São quatro metas, duas delas diretamente relacionadas aos processos pedagógicos, outra com recursos de pessoal e uma última relacionada com recursos de gestão e infraestrutura. 

Apresentação das Metas foi realizada pelo líder do ADE Granfpolis - IP, Altamiro Antônio Kretzer (Secretário Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos)
 

META 1
Instituir, implementar e consolidar, até o final de 2017, processo em larga escala, de “Avaliação Externa Territorial de Aprendizagem Escolar” abrangendo 100% dos municípios que compõem o ADE IP da Granfpolis visando compreender o fenômeno da não aprendizagem identificada em todo o Ensino Fundamental e, da consequente retenção escolar.

META 2
Qualificar o fluxo escolar junto a todas as turmas do Ensino Fundamental no território da ADE IP da Granfpolis, reduzindo até 2017, a taxa atual média geral de distorção idade/ano de 16,6% para 10%, consolidando políticas públicas territoriais que promovam a (re)orientação curricular e didático-pedagógica de modo a eliminar as dificuldades de aprendizagem verificadas na trajetória acadêmica dos estudantes.

META 3
Até final de 2016, desenvolver documento contendo propostas de aplicação dos recursos do Fundeb, a partir do percentual determinado na Lei Federal nº 11.494 de 20 de junho de 2007 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para criar opções de implementação de 1/3 de hora atividade junto a 100% dos professores que atuam nos níveis, etapas e modalidades de ensino no território do ADE Granfpolis IP.

META 4
Até o final de 2017, desenvolver um Programa de Avaliação Institucional que permita diagnosticar a organização e o funcionamento dos Sistemas Municipais de Ensino nos aspectos micro e macro institucionais, cujos resultados permitam promover intervenções planejadas em busca da melhoria da qualidade educativa, na perspectiva de consolidar o comportamento ético institucional, para cumprir a missão da educação pública municipal; na sua finalidade de educação, de formação humana e produção de conhecimento e, na gestão escolar e administrativa.

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