Primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação
(ADE) do Estado propõe colaboração de 22 municípios
No último
dia 30 de novembro foi lançado, em Florianópolis, o primeiro Arranjo de
Desenvolvimento da Educação (ADE) do Estado, fruto de uma parceria entre a
Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis), por
intermédio do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação, e o Instituto
Positivo. O objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação por meio da
instituição da cultura de cooperação intermunicipal.
Mesa de abertura da cerimônia de lançamento do primeiro ADE de Santa Catarina - Foto: Organização do Evento |
INICIATIVA É HOMOLOGADA PELO MEC
“Homologado pelo MEC e implantado
em algumas regiões do país, o ADE tem proporcionado avanços significativos para
a elaboração e realização de projetos que beneficiam a educação pública dos
municípios participantes”, afirma a diretora do Instituto Positivo Eliziane Gorniak. Entre os
benefícios do projeto pode-se destacar a identificação dos desafios comuns no
território, a troca de experiências intermunicipais e a efetivação de projetos
conjuntos sempre com foco na melhoria da qualidade da educação. Segundo a
Secretária Municipal de Educação de São José e presidente do Colegiado de
Educação da Granfpolis, Méri Hang, “os
desafios orçamentários dos municípios, em função da crise política e econômica
que passa o nosso país, justifica ainda mais a cooperação em prol de uma área
tão sensível para o progresso das pessoas e da sociedade”.
Eliziane Gorniak, Diretora do Instituto Positivo |
22 MUNICÍPIOS INTEGRAM O ARRANJO
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DA GRANFPOLIS
“Sonho
que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é
realidade”. Esta frase, atribuída a John Lennon e difundida no Brasil por
Raul Seixas através da música “Prelúdio”, nos diz muito sobre o lançamento do
primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina (ADE). Diz
muito porque expressa a importância da ação coletiva na consecução de nossos
sonhos, diz muito porque expressa o sentimento que une cada um dos municípios
componentes do ADE Granfpolis IP (Arranjo de Desenvolvimento da Educação da
Granfpolis – Instituto Positivo): Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina,
Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba,
Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo
Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João
Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.
MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARLOS
ASSUME LIDERANÇA DO ADE
Quando
estamos imbuídos de um objetivo coletivo, a soma dos esforços e da energia de
cada um dos componentes deste coletivo torna mais real as possibilidades de
sucesso e concretização de nossos sonhos. “Este
ADE é fruto do compartilhamento de nossos conhecimentos, de nossas angústias e
expectativas, sempre em vistas a alcançarmos soluções coletivas para o nosso
território. A diversidade econômica, social, política e populacional dos
municípios componentes deste ADE é um importante aspecto, pois permite também o
compartilhamento de diferentes experiências no trato de problemas comuns aos
municípios. Supera-se a visão individual para somar-se à visão coletiva do
território”, afirma Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de
Educação e Cultura de Antônio Carlos e líder do ADE Granfpolis IP.
Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos e líder do ADE Granfpolis IP |
A
implantação do programa segue 5 etapas: Mobilização dos Municípios, Avaliação
de Indicadores Educacionais e Contextuais do Território, Construção do Plano de
Ação visando a Melhoria da Educação do Território, Execução do Plano e
Avaliação. Segundo Eliziane, dada a importância do regime de colaboração em
prol do atingimento das metas vinculadas aos planos de educação, o Instituto
Positivo atuará apoiando a implantação dos ADEs e também produzindo materiais
de referências para que outras regiões possam implantá-los de forma
independente ADE é um modelo que possibilita resultados de curto, médio e longo
prazos. “Os ganhos podem apresentar maior
consistência e profundidade, uma vez que estamos falando da instalação de uma
cultura de planejamento e atuação de forma colaborativa que poderá se perpetuar
ao longo dos anos, especialmente se houver um forte apoio da sociedade civil”,
explica, Altamiro Antônio Kretzer. Por esta razão, está previsto a criação de
um conselho consultivo, formado por empresários, representantes da academia,
organizações ligadas à educação e sociedade civil organizada, para acompanhar e
colaborar com o atingimento das metas do ADE. As ações realizadas de maneira
colaborativa podem ainda agregar a participação do Estado e da União, e há a
possibilidade de serem envolvidas instituições privadas e não governamentais.
A atuação
do Instituto Positivo na região teve início em março de 2015 e deve se estender
até dezembro de 2017, quando espera-se alcançar a quinta etapa do programa.
EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DE
INÚMERAS LIDERANÇAS LIGADAS À EDUCAÇÃO
O evento
de lançamento do projeto contou com a presença de autoridades locais e
nacionais que atuam no campo da educação, representantes do poder público dos
municípios envolvidos, empresários e representantes da academia e da sociedade
civil.
Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna, foi palestrante na cerimônia de lançamento do ADE Granfpolis IP. |
Inúmeras lideranças da área educacional e prefeitos marcaram presença, além de representantes da sociedade civil e de Instituições de Ensino Superior |
METAS ESTABELECIDAS PELO ADE
GRANFPOLIS IP
Após os 22 municípios da Granfpolis, em conjunto,
terem elaborado um aprofundado diagnóstico da realidade de todo o território,
partiu-se para a definição do Plano de Ação e as respectivas metas a serem alcançadas
até o final de 2017. São quatro metas, duas delas diretamente relacionadas aos
processos pedagógicos, outra com recursos de pessoal e uma última relacionada
com recursos de gestão e infraestrutura.
Apresentação das Metas foi realizada pelo líder do ADE Granfpolis - IP, Altamiro Antônio Kretzer (Secretário Municipal de Educação e Cultura de Antônio Carlos) |
META 1
Instituir, implementar e consolidar, até o final de
2017, processo em larga escala, de “Avaliação Externa Territorial de
Aprendizagem Escolar” abrangendo 100% dos municípios que compõem o ADE IP da
Granfpolis visando compreender o fenômeno da não aprendizagem identificada em
todo o Ensino Fundamental e, da consequente retenção escolar.
META 2
Qualificar
o fluxo escolar junto a todas as turmas do Ensino Fundamental no território da
ADE IP da Granfpolis, reduzindo até 2017, a taxa atual média geral de distorção
idade/ano de 16,6% para 10%, consolidando políticas públicas territoriais que
promovam a (re)orientação curricular e didático-pedagógica de modo a eliminar
as dificuldades de aprendizagem verificadas na trajetória acadêmica dos
estudantes.
META 3
Até final
de 2016, desenvolver documento contendo propostas de aplicação dos recursos do
Fundeb, a partir do percentual determinado na Lei Federal nº 11.494 de 20 de
junho de 2007 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para
criar opções de implementação de 1/3 de hora atividade junto a 100% dos
professores que atuam nos níveis, etapas e modalidades de ensino no território
do ADE Granfpolis IP.
META 4
Até o
final de 2017, desenvolver um Programa de Avaliação Institucional que permita
diagnosticar a organização e o funcionamento dos Sistemas Municipais de Ensino
nos aspectos micro e macro institucionais, cujos resultados permitam promover
intervenções planejadas em busca da melhoria da qualidade educativa, na
perspectiva de consolidar o comportamento ético institucional, para cumprir a
missão da educação pública municipal; na sua finalidade de educação, de
formação humana e produção de conhecimento e, na gestão escolar e
administrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário