O Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann, lançaram, no último dia 07, em São Paulo, o IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), um novo índice que busca identificar o quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. Ele oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.
Prof. Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Mun. de Educação e Cultura |
Neste quesito a cidade de Antônio Carlos está em
destaque: segundo o IOEB, com índice de 5,6, nossa cidade ocupa a 1ª posição
entre os municípios catarinenses e a 13ª posição entre todos os municípios
brasileiros. Se tomarmos como referência os Estados do Sul do Brasil nosso município ocupa a 4ª posição do ranking, ficando atrás apenas de Centenário (RS), Bom Sucesso do Sul (PR) e Picada Café (RS). O primeiro lugar nacional ficou com o município de Sobral, no
Ceará, com índice de 6,1. Já entre os Estados, Santa Catarina ocupa a 2ª
posição, juntamente com Minas Gerais, com índice de 5,0. Mais informações podem
ser obtidas no site www.ioeb.org.br.
Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro Antônio Kretzer, a excelente classificação do município de Antônio Carlos deve-se a vários fatores e personagens. "O esforço dos pais em manterem seus filhos na escola, o empenho dos próprios alunos nos estudos, a rede física e os investimentos feitos pelo Poder Público na educação em nossa cidade e, naturalmente, a dedicação e a formação de nossos professores, na sua imensa maioria profissionais formados e concursados, são, sem sombras de dúvidas, fatores responsáveis pelo grande destaque que nosso município teve no IOEB", afirma o Secretário.
O prefeito Paulo Remor também enalteceu o resultado alcançado. “Esta grande conquista deve-se a um esforço comum, entre as famílias antônio-carlenses, a escola, os alunos, os professores e toda a equipe da rede pública de ensino. Parabéns a todos que fazem parte desta merecida conquista”, enfatizou o prefeito.
Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro Antônio Kretzer, a excelente classificação do município de Antônio Carlos deve-se a vários fatores e personagens. "O esforço dos pais em manterem seus filhos na escola, o empenho dos próprios alunos nos estudos, a rede física e os investimentos feitos pelo Poder Público na educação em nossa cidade e, naturalmente, a dedicação e a formação de nossos professores, na sua imensa maioria profissionais formados e concursados, são, sem sombras de dúvidas, fatores responsáveis pelo grande destaque que nosso município teve no IOEB", afirma o Secretário.
O prefeito Paulo Remor também enalteceu o resultado alcançado. “Esta grande conquista deve-se a um esforço comum, entre as famílias antônio-carlenses, a escola, os alunos, os professores e toda a equipe da rede pública de ensino. Parabéns a todos que fazem parte desta merecida conquista”, enfatizou o prefeito.
O estímulo à leitura
começa desde cedo para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos.
FOTO: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Antônio Carlos |
O IOEB é um índice único para cada
local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação
básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no
local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os
que estão efetivamente na escola. Ao incluir as crianças e adolescentes em
idade escolar que deveriam estar na escola e não estão, o IOEB responsabiliza,
de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que
vivem naquela localidade e não estão na escola.
Para a
formação deste ranking de cidades o CLP utilizou um conjunto de fatores
divididos em dois grupos: insumos educacionais
(indicadores de insumos
e processos educacionais: escolaridade dos professores; número médio de horas
aula/dia; experiência dos diretores; taxa de atendimento na educação infantil),
ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam
eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar (indicadores de resultado
educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino
fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio).
A menor unidade de análise do IOEB é o município
(o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele
calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de
educação do município (estadual, municipal e privada). Por isso, o IOEB é
também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação
trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e
estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos
gestores da educação no Brasil.
FONTE:
www.ioeb.org.br
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