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quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ANTÔNIO CARLOS É 1º LUGAR ESTADUAL E 13º NO RANKING NACIONAL DO IOEB


O Centro de Liderança Pública (CLP), com apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann, lançaram, no último dia 07, em São Paulo, o IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), um novo índice que busca identificar o quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. Ele oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade.
Prof. Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Mun. de Educação e Cultura

A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?

Neste quesito a cidade de Antônio Carlos está em destaque: segundo o IOEB, com índice de 5,6, nossa cidade ocupa a 1ª posição entre os municípios catarinenses e a 13ª posição entre todos os municípios brasileiros. Se tomarmos como referência os Estados do Sul do Brasil nosso município ocupa a 4ª posição do ranking, ficando atrás apenas de Centenário (RS), Bom Sucesso do Sul (PR) e Picada Café (RS). O primeiro lugar nacional ficou com o município de Sobral, no Ceará, com índice de 6,1. Já entre os Estados, Santa Catarina ocupa a 2ª posição, juntamente com Minas Gerais, com índice de 5,0. Mais informações podem ser obtidas no site www.ioeb.org.br.

Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro Antônio Kretzer, a excelente classificação do município de Antônio Carlos deve-se a vários fatores e personagens. "O esforço dos pais em manterem seus filhos na escola, o empenho dos próprios alunos nos estudos, a rede física e os investimentos feitos pelo Poder Público na educação em nossa cidade e, naturalmente, a dedicação e a formação de nossos professores, na sua imensa maioria profissionais formados e concursados, são, sem sombras de dúvidas, fatores responsáveis pelo grande destaque que nosso município teve no IOEB", afirma o Secretário.

O prefeito Paulo Remor também enalteceu o resultado alcançado. “Esta grande conquista deve-se a um esforço comum, entre as famílias antônio-carlenses, a escola, os alunos, os professores e toda a equipe da rede pública de ensino. Parabéns a todos que fazem parte desta merecida conquista”, enfatizou o prefeito.

O estímulo à leitura começa desde cedo para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos. FOTO: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Antônio Carlos
O IOEB é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola. Ao incluir as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão, o IOEB responsabiliza, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.

Durante o evento Diálogos Municipalistas, que reuniu prefeitos dos três Estados do Sul do Brasil em Florianópolis, o Governador Raimundo Colombo parabenizou o prefeito de Antônio Carlos, Antônio Paulo Remor, pelo ótimo desempenho do município no IOEB
Para a formação deste ranking de cidades o CLP utilizou um conjunto de fatores divididos em dois grupos: insumos educacionais (indicadores de insumos e processos educacionais: escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores; taxa de atendimento na educação infantil), ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar (indicadores de resultado educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio).

A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada). Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.


FONTE: www.ioeb.org.br

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