Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

OBRAS DE RESTAURO DO ESPAÇO QUE RECEBERÁ O MUSEU MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS FORAM INICIADAS


Foram iniciadas as obras de restauro da Casa Hoffmann/Ludvig, espaço que abrigará a nova sede do Museu Municipal, popularmente conhecido como “Museu Raulino Reitz”. Resultado do empenho do prefeito Antônio Paulo Remor, foi assinado contrato com a Caixa Econômica Federal para a liberação de recursos do Governo Federal, por intermédio de emenda parlamentar, na ordem de R$ 269 mil.

Segundo levantamento feito pela equipa técnica da Prefeitura, esta centenária residência localizada na parte central da cidade teria sido construída em 1905 e pertencido a José Luis Hoffmann e, posteriormente, a José Ludvig.

O início das obras de restauro da Casa Ludvig se deu com a retirada do telhado e madeiramento, profundamente afetado pela ação dos cupins.
Concomitantemente ao processo de restauro da Casa Hoffmann/Ludvig, acontece também o processo de inventário e restauro do acervo remanescente do Museu. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por intermédio da Coordenação de Cultura. Tão logo este processo seja finalizado poderemos, finalmente, reinaugurar este tão importante espaço de memória e cultura de nossa cidade.

Projeto mostra como ficará a nova sede do Museu Municipal após o processo de restauro da antiga casa Ludvig.
O Museu Municipal de Antônio Carlos foi criado pela lei municipal nº 461, de 23 de novembro de 1990. Raulino Reitz nasceu em Antônio Carlos – Santa Catarina, em 19 de setembro de 1919, filho de Nicolau Adão Reitz e de Ana Wilvert Reitz. Foi criador da FATMA (Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente) em 1975, seu presidente e diretor de projetos, e considerado o fundador da ecologia catarinense. Desde a década de 1940 se preocupava com a preservação ambiental. Membro de diversas entidades científicas no Brasil e no exterior, Prêmio Global 500 - o mesmo que foi conferido ao seringalista Chico Mendes. Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e membro da Academia Catarinense de Letras.

Inauguração do Museu Municipal em 1991 - Foto de Nesir Besen Schmitz
No início do ano de 2013 a atual administração municipal se deparou com uma situação de total abandono do Museu Municipal. O assunto foi destaque na mídia regional e estadual e nas redes sociais. O local, no subsolo da Prefeitura, havia sido atingido por duas enchentes nos anos de 2008 e 2010. Fotos, documentos e peças de época, permaneceram amontoados, sem as mínimas condições de conservação. Parte deste acervo foi, infelizmente, perdida.

Situação deplorável em que se encontrou o Museu em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário