Arquivo do blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

RAULINO REITZ: 95 ANOS DE NASCIMENTO



Hoje um dos cidadãos mais ilustres de nossa cidade estaria completando 95 anos: o patrono da ecologia catarinense, Pe. Raulino Reitz.

Raulino Reitz nasceu em Antônio Carlos, SC, no dia 19 de setembro de 1919, filho de Nicolau Adão Reitz e de Ana Wilvert Reitz. Afirma-se, inclusive, que seu pai, um lavrador que já naquela época se preocupava com a conservação do solo fazendo rotação com as plantas anuais e o ingazeiro (Ingá sessilis), influenciou muito em sua dedicação à natureza e em sua luta para preservá-la.

O SACERDOTE
Estimulado pelos dois irmãos, Afonso e João, que também haviam passado pelo Seminário, ingressou no Seminário de Azambuja, Brusque, em 1932, ali permanecendo até 1936, cursando o Ginásio e o Clássico. A Filosofia e Teologia cursou no Seminário Central de São Leopoldo – RS, de 1937 a 1943. Ali conheceu o Pe. Balduíno Rambo SJ, notável cientista botânico que lhe deu as primeiras instruções e o incentivo para os estudos botânicos. Em 1938, no segundo ano de filosofia, começou a coletar plantas que depois passariam a integrar o acervo do Herbário Barbosa Rodrigues. Em 1943, pelas mãos do então arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, é ordenado presbítero na Catedral.

O PROFESSOR E AMANTE DA ASTRONOMIA
Foto tirada pelo Pe. Raulino mostra o cometa entre as torres do Santuário de Azambuja, em Brusque.
Como sacerdote trabalhou em vários municípios catarinenses (Turvo: 10/09/1943 a 25/01/1944; Sombrio: 25/01/1944 a 12/01/1946; Itajaí: 12/01/1946 a 25/11/1946; Orleães: 25/10/1946 a 11/01/1947), onde sempre aproveitava as horas de folga para realizar suas coletas de plantas. Sua atividade como botânico se intensifica quando é enviado para lecionar no Seminário Menor de Azambuja, no município de Brusque (1947 a 1971), onde foi professor de latim, inglês, alemão, espanhol, ciências naturais, história natural, biologia, religião, anatomia e fisiologia humana, física, química, agronomia, cosmografia, história das Américas, geografia geral e do Brasil e história geral. Como professor de cosmografia e amante da astronomia foi observador assíduo dos céus, fotografando, por exemplo, em 1º de novembro de 1965, o cometa Ikeya-Seki (foto ao lado).

Em seu diário ele também descreve a primeira vez em que viu o Cometa Halley, no dia 17 de março de 1986: “Após ter levantado nas últimas madrugadas 5 vezes não consegui observar o Cometa Halley devido às nuvens que cobriam a região da abobada celeste entre o Escorpião e Capricórnio onde perambulava o famoso cometa. Esta madrugada levantei às 4 horas ainda com nuvens que aos poucos foram desaparecendo quando observei o mixeruco (sic) errante do espaço. Chamei a Erna - que também o viu. Mas era tão pequeno e apagado que foi necessário usar o binóculo para observá-lo melhor. Apresentava a luminosidade de uma estrela de 4ª grandeza e o tamanho comparável a 4 metros (sic). A cauda abria-se elegantemente, mais do que na sua apoteótica aparição de 1910 conforme mostram as fotografias. Assim vi pela primeira vez o Cometa Halley, muito pequeno e quase apagado, entre as constelações do Capricórinio e do Sagitário”.

O CIENTISTA BOTÂNICO
Integrado na equipe de malariologia (1949 a 1951) colaborou ativamente nas pesquisas fitossanitárias realizadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul pelo Serviço Nacional de Malária, sendo cognominado o “padre dos gravatás” por ter estudado esses criadouros de anofelinos, transmissores de malária.

Sua grande ambição toma forma a partir de 1951 quando idealiza o levantamento botânico do Estado de Santa Catarina. Traça seu plano de ação e durante catorze anos executa coletas por todo Estado de Santa Catarina, juntamente com Roberto Miguel Klein, seu amigo inseparável. Em 1965, lança os primeiros fascículos da Flora Ilustrada Catarinense e durante os próximos 25 anos trabalha na publicação de 149 fascículos desta obra.

“Em 22 de junho de 1942, em seu quarto no Seminário Central de São Leopoldo, com a assistência dele mesmo, fundou o ‘Herbário Barbosa Rodrigues’, nome dado em homenagem ao botânico brasileiro Barbosa Rodrigues, no centenário de seu nascimento. Era constituído de seis caixas de papelão e uns quinze livros. Inicialmente foi um Herbário ambulante. Recém-ordenado, leva-o para Turvo. Em Sombrio, a Casa Paroquial é muito pequena: guarda-o num puxado de madeira, em cima da baia dos cavalos. Em 1946 transporta-o para Itajaí: já possui 1.500 plantas herborizadas. Dali não sairá mais. Em 1953, com a doação do terreno, constrói a sede do Herbário: ampla, confortável, na Avenida Marcos Konder” (informações do Pe. Artulino Besen).

Foi diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro durante o período de 1971 a 1975. Em 1976 é chamado para formar as bases da Fundação de Amparo e Pesquisa Tecnológica do Meio Ambiente (FATMA), órgão responsável pelo meio ambiente do Estado de Santa Catarina, onde ocupou até 1979, o cargo de vice-presidente. Permanece ainda como Superintendente-adjunto de Pesquisa Ambiental da Fundação de Amparo e Tecnologia até 1983. Durante esse período de trabalho na FATMA, elaborou as exposições de motivos e os antiprojetos dos parques, reservas e estações ecológicas de Santa Catarina (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – 90.000ha; Parque Estadual da Serra Furada – 1.320ha; Reserva Biológica Estadual do Sassafrás – 5.600ha; Reserva Biológica Estadual do Aguaí – 7.600ha; Reserva Biológica Estadual da Canela Preta – 1.844ha).

Como botânico, Pe. Raulino coletou e herborizou 28.769 plantas. Des­cobriu para a ciência cerca de 350 espécies novas e descreveu 6 novos gêneros de plantas. Percorreu mais de 1 milhão de quilômetros em 953 excursões botânicas durante 50 anos.

PRÊMIO GLOBAL 500, DA ONU: reconhecimento pela defesa do meio ambiente
Recebeu muitos prêmios homenageando seu trabalho científico, composto por 45 livros e 114 artigos científicos enfocando Botânica, Zoologia e Genealogia. Com seu companheiro Roberto Miguel Klein, padre Raulino Reitz recebeu o Prêmio Global 500, da Organização das Nações Unidas (ONU), na Cidade do México, em 1990. O Prêmio Global 500 foi criado em 1987 pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), reconhecendo e homenageando indivíduos e organizações que lutam pela defesa do meio ambiente.
O site www.global500.org, página oficial do Prêmio, justifica a escolho do padre cientista de Antônio Carlos, afirmando que “por meio século, o Padre Reitz tem trabalhado para a preservação do meio ambiente no Brasil. Principalmente graças aos seus esforços, em 1961, foi criado o Parque Botânico em Santa Catarina, com 750 hectares. (...) Ele iniciou a proteção da fauna ameaçada de extinção que cobrem 40 espécies de animais. Começando com 51 animais, seu projeto agora ajuda a mais de 1.000 pessoas. Reitz descobriu cinco novos gêneros e 327 novas espécies de plantas no Brasil e que tem escrito extensivamente sobre botânica e ecologia”.

A DESPEDIDA
Sua morte inesperada no dia 20 de novembro de 1990 interrompeu seu sonho de em mais 10 anos completar a Flora Ilustrada Catarinense. Faleceu em Itajaí, de ataque cardíaco. Atualmente seu corpo repousa num túmulo ao lado da Igreja Matriz de Antônio Carlos.

“Com a morte de Reitz perde a Botânica brasileira um de seus mais atuantes cultores e de cuja obra cabe dizer, num comentário final, que foi o organizador da mais abrangente e bem elaborada flora regional de nosso país no presente século”. (MELLO FILHO, 1991)

Prof. Altamiro Antônio Kretzer (Doutor em História Cultural pela UFSC, atualmente Secretário de Educação e Cultura de Antônio Carlos)

FONTES:

Padre Raulino Reitz: patrono da ecologia catarinense. [Online] Disponível em http://pebesen.wordpress.com/padres-da-igreja-catolica-em-santa-catarina/padre-raulino-reitz/. Arquivo capturado em 09/04/2013.

Raulino Reitz, padre, botânico e professor. Catalogou setenta espécies de bromélia. Revista Veja, 28 de novembro, 1990 - Edição n° 1158 - DATAS – p. 83.

Raulino Reitz. [Online] Disponível em http://hbriai.webnode.com.br/biografias/raulino-reitz/. Arquivo capturado em 20 de setembro de 2013.

Raulino Reitz. [Online] Disponível em http://www.global500.org/index.php/thelaureates/online-directory/item/416-raulino-reitz. Arquivo capturado em 19 de setembro de 2014.

Recuperados registros astronômicos do Pe. Raulino Reitz. [Online] Disponível em http://www.geocities.ws/oab/reitz.htm. Arquivo capturado em 09 07 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário