Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

BELÍSSIMO DESFILE CÍVICO ENCANTA O PÚBLICO



Neste 7 de setembro comemoramos os 192 anos da Independência de nosso país e, em razão disto, as escolas da Rede Municipal de Ensino, alunos da EEB Altamiro Guimarães e outras entidades participaram do Desfile Cívico, ocorrido no último domingo, dia 07, trazendo uma série de temas que nos ajudaram a refletir sobre nossas responsabilidades na condução de nossas cidades, Estados e de nosso país.

O desfile cívico buscou sensibilizar para o respeito à Pátria, aos símbolos e hinos nacionais, resgatar valores histórico-culturais, valorizar nossa região nos acontecimentos históricos e no processo de lutas para a independência da nação brasileira, despertar a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, à família e à pátria.

Cerimônia de hasteamento das bandeiras: Sargento Daniel Gama (Bandeira do Estado de SC), Prefeito Antônio Paulo Remor (Bandeira Nacional) e Adélcio Leandro Azeredo (Gerente da agência da CEF de Antônio Carlos) - Foto: Gilberto Hoffmann

Palanque de autoridades - Foto: Gilberto Hoffmann



Na certeza de que a parceria entre Escola e Família é fator fundamental para o sucesso do aluno é que o CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO JUVENAL DE AMORIM trouxe para este desfile o tema ESCOLA e FAMÍLIA :  uma parceria que dá certo! 
A mensagem estampada na camiseta dos professores, funcionários, pais e alunos: “FAMÍLIA E ESCOLA - Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, mostra a importância desta parceria entre a escola e a família  para o sucesso  escolar dos alunos.





O CEIM CORAÇÃO DE JESUS trouxe o tema da RECICLAGEM. O processo de reciclagem é importante porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo em que poupa matéria-prima, muitas vezes oriunda de recursos não renováveis, e energia.






O NEM PROFª. XÊNIA GOEDERT KREMER também trouxe reflexões a respeito do meio ambiente com o tema A NATUREZA.
O ser humano precisa ter consciência de que a natureza precisa ser respeitada. É necessário despertar, olhar para trás e aprender com os seus erros. Os pequenos gestos hoje serão as grandes melhorias do amanhã. Coabitar significa respeitar os direitos alheios.
Através desse amor que passaremos a ter com o Meio Ambiente nos tornaremos seres melhores, mais pacientes e conscientes.
Façamos cada um de nós, a nossa pequena parte; ações simples podem fazer a grande diferença. 




Representando um dos aspectos da religiosidade cristã de nosso município, integrantes dos grupos de idosos trouxeram a temática do APOSTOLADO DA ORAÇÃO.




O Núcleo de Educação Infantil de Rio Farias apresentou-se com o tema A ALEGRIA DE SER CRIANÇA.
A alegria de ser criança...
É estar de bem com a vida, é ter a energia do universo dentro de si.
É acreditar sempre, que tudo é possível...
É cantar, dançar e brincar, e nunca deixar de sonhar.
A alegria de ser criança...
É encontrar nas pequenas coisas um motivo para ser feliz!
Busque a criança que você foi um dia e... Sorria mais, abrace mais, ame mais.




A EM de Vila Doze trouxe o tema "O Hunsrückisch, a língua herdada de nossos antepassados alemães".

O município de Antônio Carlos, com a lei de cooficialização do Hunsrückisch (Lei 132/2010), é pioneiro no Estado de Santa Catarina no que diz respeito à adoção de políticas públicas com vistas ao resgate e a preservação de uma língua de imigração.



  
O NEM CÔN. DR. RAULINO REITZ apresentou "Os Contos Infantis e a leitura no mundo da crianç".
A literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento das crianças nas diversas idades. Ela é o caminho que leva a criança a estimular a imaginação, aguçar a curiosidade, desenvolver sentimentos e ajudar no desenvolvimento da linguagem de forma prazerosa e significativa. E é através dos contos tradicionais, do lúdico, do faz-de-conta, que podemos aguçar o gosto pela leitura a cada dia. 





O Núcleo Escolar Municipal Padre Alfredo Junkes trouxe o tema: “Todas as profissões tem sua importância na sociedade e seu valor, por isso merecem todo o respeito”.
Seus alunos além de virem trajados, trouxeram em suas mãos símbolos que representam algumas profissões como pedreiros, médicos, professores, apicultores, esportistas, pescadores, cozinheiras, domésticas, mecânicos, arquitetas, enfermeiras, costureiras, motoristas, motoboys, bombeiros, empresários, agricultores e pintores.


  


O NÚCLEO ESCOLAR MUNICIPAL PROFESSORA VERÔNICA GUESSER PAULI apresentou-se com o tema: A Árvore Dos Valores.
A escola deve ser aliada a família, a maior porta-voz da importância dos valores em nossa vida cotidiana. A educação não pode e nem deve se ater somente às disciplinas e seus conteúdos, ela deve se preocupar ainda com a formação de novos cidadãos que precisam ser preparados para uma vida digna, honesta e respeitosa.




A Escola Municipal Dom Afonso Niehues apresentou três pelotões:
  • Os alunos dos 1°, 2° 3° anos homenagearam a Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil neste ano de 2014;
  • Os alunos dos 4° e 5° anos representaram o projeto EDUCANVISA;
  • O 3° pelotão da E.M. Dom Afonso Niehues apresentou uma nova conquista da nossa rede municipal de ensino, O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – PERÍODO INTEGRAL.
  







 
 O Grupo de Escoteiros de Antônio Carlos também marcou presença.



Tivemos ainda a participação de alunos de handebol, projeto mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, dos alunos da ginástica, projeto mantido pela Prefeitura em parceria com a CEF e outras entidades.



Iniciado com a denominação de “Escola de Música de Antônio Carlos” o PROJETO ENCANTO E MÚSICA já beneficiou mais de 600 alunos entre crianças, jovens e adultos, elevando o conhecimento, desenvolvendo dons, criando talentos e enriquecendo a cultura dos cidadãos antônio-carlenses e de cidades vizinhas através da arte da música.
Além da Banda e Fanfarra, o projeto também oferece gratuitamente aulas de outros instrumentos musicais, tais como: violão, guitarra, bateria, teclado, teoria musical, violino, violoncelo, acordeon e canto coral.
O PROJETO ENCANTO E MÚSICA possui, aproximadamente, 200 alunos matriculados neste ano de 2014 e é mantido pela Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, através da Secretaria de Educação e Cultura, contando, atualmente, também com o apoio do Governo do Estado, através do FUNCULTURAL. 


Além da rede municipal de ensino, a EEB Altamiro Guimarães, da rede estadual, também marcou sua tradicional presença.






Nossos agradecimentos aos profissionais da educação das escolas, da Secretaria de Educação e Cultura e aos alunos pela belíssima apresentação.
Nossos agradecimentos também aos parceiros: Vonpar, Polícia Militar, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e Assistência Social e aos motoristas do transporte escolar!






2 comentários:

  1. As Escolas apresentaram belíssimos trabalhos sobre educação e cultura. Foi um grande desfile. Parabéns!

    ResponderExcluir