Arquivo do blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ANTÔNIO CARLOS



 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ANTÔNIO CARLOS
Escola Municipal D. Afonso Niehues passa a abrigar o Programa Mais Educação, do Governo Federal

O município de Antônio Carlos, através da Secretaria de Educação e Cultura, fez a adesão ao Programa Mais Educação e, a partir do último dia 10 de março, as atividades foram iniciadas na Escola Municipal D. Afonso Niehues. Nesta primeira etapa estão sendo atendidas 78 crianças que receberão, no contra turno escolar, reforço pedagógico e desenvolverão atividades direcionadas ao esporte e lazer, agroecologia, memória, história e etnojogos.

Segundo o Secretário de Educação e Cultura, o professor Altamiro Antônio Kretzer, “a definição da Escola D. Afonso Niehues para receber o projeto deve-se ao fato de ser ela a escola municipal de ensino fundamental a contar com maior número de alunos”. No entanto, afirma ainda o Secretário, “o objetivo é, futuramente, expandir o Programa Mais Educação para outras escolas da rede municipal”.

A coordenação do Programa Mais Educação ficará a cargo da professora Adriana Petri, em parceria com a direção e com a APP da escola onde o Programa está sendo executado. Da parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o acompanhamento é feito pela Diretora de Projetos e Articulação com o Ministério da Educação e Secretaria de Estado da Educação, Idinéia Carla Bioeu.


MACROCAMPOS E ATIVIDADES

As atividades do Programa Mais Educação são desenvolvidas a partir de quatro macrocampos:
1.      Acompanhamento Pedagógico – todos os dias as crianças terão acompanhamento e reforço pedagógico. O objetivo é a instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado aos estudantes do Programa Mais Educação, por meio de uma atividade única chamada CAMPOS DO CONHECIMENTO. Essa atividade deverá contemplar todas as áreas de conhecimento e é desenvolvida pela Coordenadora do Programa, a professora Adriana Petri com o auxílio de oficineiros;
2.      Agroecologia – A atividade de agroecologia envolve ações de educação ambiental voltadas para a construção de valores sociais, conhecimentos e competências que promovam a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida. Ela envolve processos educativos baseados na agricultura familiar, no resgate da cultura tradicional local e na valorização da biodiversidade, princípios fundamentais para apoiar a escola na transição para a sustentabilidade. Esta atividade é desenvolvida pela oficineira Maria Aparecida Marcelino (Cida), nas quartas-feiras;
3.      Esporte e Lazer – Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas, enfatizando o resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante, atribuindo significado às práticas desenvolvidas com criticidade e criatividade. O acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano. Este macrocampo é coordenado pelo oficineiro Leonardo Hoffmann, acadêmico de Educação Física, e acontece nas sextas-feiras;
4.      Memória e História das Comunidades Tradicionais – Aqui o foco é a valorização da cultura local e diversidade cultural, história oral, identidade e territorialidade das matrizes africanas no Brasil, história e cultura afro-brasileira e africana, consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidade e direitos, ações educativas de combate ao racismo e às discriminações, tendo como subsídio o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs - para a Educação para as Relações Étnicorraciais - ERER. Este macrocampo será desenvolvido com base no apoio às práticas que promovam a afirmação da história da comunidade por meio da história oral, além de ações afirmativas que promovam a identidade da comunidade pela cooperação, socialização e superação dos preconceitos pessoais e coletivos. A responsabilidade por estas atividades é do oficineiro Paulo Roberto Custódio e é desenvolvida nas terças-feiras.

Além de todas estas atividades ainda são oferecidas aulas de informática, sob a responsabilidade da professora Alessandra Basei, nas quintas-feiras e atividades de educação física nas segundas-feiras, coordenadas pelas professoras Wanessa Bressan e Nattaryanna Maria B. Baungarten.

PARA ENTENDER MELHOR O QUE É O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Fazem parte o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Cultura, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União.

Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.

Conforme o Decreto n° 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, reconhecem-se as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário