Arquivo do blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CULTURA ATRAI GRANDE PÚBLICO NA NOITE LITERÁRIA



O auditório da Prefeitura ficou lotado com o público que veio prestigiar a Noite Literária realizada pelo Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura e Grupo Gestor do Cinquentenário, nesta quinta, dia 07.

Cerimônia de abertura da Noite Literária


Grande público prestigia a Noite Literária realizada na última quinta-feira, dia 07/11

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948 na Assembleia Geral da ONU, entre tantos outros direitos humanos essenciais, também preconiza o direito à cultura. Em seu artigo XXVII, por exemplo, afirma que “toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios”. Do mesmo modo nossa Constituição Federal, em seu artigo 215, também define a cultura como um direto ao afirmar que o “Estado garantirá a todos o pleno exercício dos diretos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Antônio Paulo Remor, Prefeito Municipal, faz o pronunciamento na abertura da Noite Literária.

Se o acesso à cultura é um direito, se o incentivo à valorização e a difusão das diferentes manifestações culturais é um direito significa que é obrigação do poder público criar mecanismos para a garantia destes direitos através de políticas públicas. Muitos até podem achar que investir em cultura seja desnecessário. Mas nós entendemos que investimentos em cultura são essenciais. Ter acesso à cultura é extremamente importante para o crescimento do ser humano. Por isso, quanto mais políticas públicas forem criadas para resgatar, estimular e desenvolver a cultura de nosso povo, maior será o resultado positivo destas ações.

Prof. Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

O que oferecemos nesta Noite Literária, portanto, não é um favor, mas o cumprimento de um preceito constitucional e, acima de tudo, a expressão de um compromisso desta administração com a cultura de nossa cidade e de nossa gente!

LANÇAMENTO DE 4 OBRAS LITERÁRIAS
A educação em nosso município sempre foi bastante valorizada, isto porque também sempre foi considerada como aspecto assaz importante na vida de nossos antepassados. Realidade esta herdada desde os tempos das antigas escolas paroquiais que eram mantidas pelos próprios colonos que se cotizavam para pagar o professor que ensinaria a seus filhos as primeiras letras.

Esta importância dada à educação fez com que Antônio Carlos seja, segundo palavras do saudoso professor Lauro Junkes, “o município catarinense de maior representatividade na Academia Catarinense de Letras (...)”. Ainda segundo o professor Lauro Junkes, “se a Academia se compõe de 40 membros, em percentual de população, não há nenhum município que se aproxime da representatividade de Antônio Carlos”, uma vez que nossa cidade já ofereceu, até o momento, quatro imortais para a Academia Catarinense de Letras: professor Evaldo Pauli, Cônego Raulino Reitz, professor Lauro Junkes e o Pe. José Artulino Besen.

Portanto, o lançamento de quatro obras literárias, com diferentes características e temáticas, honram esta tradição literária de nossa amada cidade.

A primeira obra apresentada ao público foi “Ab Origene – Introdução à história do pensamente jurídico e à teoria geral do Estado”, de autoria de André Luiz Santos, Elvis Daniel Müller e Gelazio Pitz, professor de Filosofia e ilustre filho desta terra. O livro, que versa sobre História do Direito, Filosofia do Direito e Ciência Política, apresenta uma visão crítica das principais civilizações da História Antiga Oriental, responsáveis estas pela construção das primeiras codificações de leis da históira universal.

 
Elvis Daniel Müller, um dos autores da obra de ciência política "Ab origene"

Gelazio Pitz, natural de Antônio Carlos, e um dos autores da obra de ciência política "Ab origene"


A segunda obra, “Sistema de Plantio direto de hortaliças – cultivo do chuchu”, foi organizada pelos engenheiros agrônomos Jamil Abdala Fayad, Jucinei Comin e Ildegardis Bertol. Contou com a importante colaboração da equipe de geração e adaptação de conhecimento, composta, entre outros, pelas engenheiras agrônomas da Epagri de Antônio Carlos, Rosilda Helena Feltrin e Cassiele Lusa Mendes Blay. Participaram ainda desta equipe inúmeros agricultores de nossa cidade (Antônio Schmitt, Braz Koch, Celso Guesser, Dilson Vilvert, Edésio Schmitt, Gilberto Krauss, José Valdenir Pitz, José Valmir Pitz, Lecério Pitz, Lúcia Schmitt, Odjalma Kreff, Silvano Pitz, Telso Krauss) e de outras cidades da região.

Cassiele Lusa Mendes Blay, engenheira agrônoma da Epagri de Antônio Carlos.

Edésio Schmitt agricultor de Antônio Carlos que se dedica ao plantio de chuchu.
Grupo de agricultores e agrônomos responsáveis pela elaboração da obra "Sistema de plantio direto de hortaliças - cultivo do chuchu"

“Máscaras de nossa vida”, de autoria de José André Gesser, foi a terceira obra apresentada. Se dizem que um livro não é apenas um livro, mas sim uma pessoa que fala através dele, esta obra retrata, e muito, o seu autor. O livro é composto por uma série de histórias que juntas formam um mosaico de experiências de vida. E estas histórias estão repletas de profunda e singela sabedoria plantada com carinho em cada página deste livro por este escritor-agricultor.

O escritor-agricultor José André Gesser.

José André Gesser presenteia o Secretário de Educação e Cultura, Altamiro Antônio Kretzer, com um exemplar autografado de sua obra.

Escritor tradicional de nossa cidade, o professor Rogério Kremer, nos presenteou neste ano do Cinquentenário com mais uma importante obra que muito contribui com o resgate da história de nossa terra e nossa gente. O livro “A importância do negro no cenário de Antônio Carlos” resgata a história, mas é também uma homenagem a estes que tanto contribuíram e contribuem com o desenvolvimento de nosso município e de nosso país. 

 
Escritor Rogério Kremer

O escritor Rogério Kremer presenteia o Prefeito, Antônio Paulo Remor, com um exemplar autografado de sua obra.




EXPOSIÇÃO DE QUADROS
Nossa Noite Literária contou, além da apresentação e sessão de autógrafos das quatro obras literárias, com a exposição de obras de dois pintores de nossa cidade, Valécio Brasnel Hoffmann, que promove um resgate histórico da arquitetura dos casarões antigos de nosso município e Raquel, que nos apresenta obras que retratam paisagens marítimas.

MÚSICA ALEMÃ
Para abrilhantar mais ainda nossa Noite Literária tivemos também a apresentação de um artista de nossa terra. Valécio Brasnel Hoffmann, além de pintor, é também músico, uma tradição de família. Faz um importante trabalho de resgate da cultura musical germânica de nossa cidade. O público presente foi presenteado com as canções Isabela, 7 passos, Schön ist die jugend, Tirol du bist mein haitmatland, Oh Suzana e Stille Nacht.

Valécio Hoffmann, pintor e músico.


CONCURSO FOTOGRÁFICO
A Noite Literária foi também espaço para a divulgação e premiação dos ganhadores do Concurso Fotográfico do Cinquentenário. O Sr. Gilberto Hoffmann, presidente do Grupo Gestos do Cinquentenário, presidiu a cerimônia de entrega da premiação aos vencedores.

Gilberto Hoffmann, Presidente do Grupo Gestor do Cinquentenário.
 
Na categoria profissional o vencedor foi o fotógrafo Jean Carlo da Luz, com as fotografias “As cores da primavera”, “Traços da arquitetura” e “O caminho do progresso”.

Jean Carlo da Luz, ganhador dos prêmios na categoria profissional, recebeu os prêmios das mãos do Prefeito, Antônio Paulo Remor.

Já na categoria amador as obras premiadas foram “A beleza de uma parreira de chuchu”, de Michael Bechtold (1º lugar), “Adoçando o dardo”, de Odete Gonçalves (2º lugar) e “Plantações de Antônio Carlos”, de Iris Westphal Besen (3º lugar).

Michael Bechtold (1º colocado na categoria amador) recebe a premiação das mãos da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marlise Sontag Mayer.

Odete Gonçalves (2ª colocada na categoria amador) recebe a premiação das mãos do vice-prefeito, Adelino Bonifácio Kretzer.

Iris Wesfphal Besen (3ª colocada na categoria amador) recebe a premiação das mãos do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Altamiro Antônio Kretzer.


A noite foi encerrada com a sessão de autógrafos dos autores e com um coquetel oferecido a todo o público.

Coquetel de encerramento da Noite Literária

Coquetel de encerramento da Noite Literária


Nenhum comentário:

Postar um comentário