Arquivo do blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ANTÔNIO CARLOS TÊM DIA DE FORMAÇÃO



Buscando garantir formação continuada ao nosso quadro de profissionais da educação e, deste modo, oferecer uma educação com maior qualidade, a Secretaria de Educação e Cultura planejou algumas atividades de formação relacionadas às realidades enfrentadas no dia a dia das atividades escolares. 

Em razão disto, nesta sexta-feira, dia 02/08, os profissionais da educação de nossa rede (professores, agentes de serviços gerais, motoristas e quadro técnico da Secretaria) se reuniram para debater o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a relação com a educação”.  A atividade foi coordenada pelo Sr. Guilherme Cechelero Bento, sociólogo que foi coordenador da elaboração da Cartilha “ECA na sala de aula”, projeto realizado pelo Instituto Fala Guri, de Itajaí, e financiado pelo repasse de recursos da Petrobrás ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

 
 Guilherme Cechelero Bento
 



A abertura do dia de formação ficou por conta de profissionais da educação do CEI Coração de Jesus. Maria Gabriela, Eni, Rosana, Maria Gorete, Antônia, Nair, Fabrícia e Monique apresentaram uma belíssima e criativa peça teatral que levou o público a refletir sobre o egoísmo nas nossas relações pessoais e profissionais. A peça teatral “O jacarezinho egoísta” foi uma adaptação da professora Maria Gabriela a partir da obra homônima de Chloris Arruda de Araújo. 

 (DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Marlene (responsável pelo figurino), Fabrícia, Rosana, Maria Gorete, Nair, Antônia, Maria Gabriela, Monique e Eni)


 

Segundo o professor Altamiro Antônio Kretzer, Secretário de Educação e Cultura, este dia de formação “visa estimular os profissionais da educação da rede municipal para a melhoria no trabalho com as crianças, adolescentes e famílias nas escolas, contribuindo para que o profissional possa cooperar na resolução de conflitos que acontecem no ambiente escolar, bem como garantir também uma atualização destes profissionais no que diz respeito aos direitos e deveres da criança e do adolescente, foco principal de nossa rede de ensino”.

 Professor Altamiro Antônio Kretzer, Secretário de Educação e Cultura

 
Apesar de existir há mais de 20 anos, o ECA é ainda desconhecido por muitos, inclusive por educadores. Portanto, a Secretaria de Educação e Cultura de Antônio Carlos entende que uma maior compreensão do ECA por parte dos profissionais da educação melhora e qualifica a relação entre estes e os educandos, de modo que ambos possam também se compreender melhor pois, segundo o artigo 4º do ECA, “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário