Arquivo do blog

quarta-feira, 1 de julho de 2015

PROJETO DE HORTAS ESCOLARES É IMPLANTADO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANTÔNIO CARLOS

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fez a adesão ao PEHEG - Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia. Para desenvolver este projeto o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Altamiro Antônio Kretzer, nomeou como multiplicadores municipais a nutricionista Kalina Trivelato de Lima, a Técnica em Educação Bruna Nau, o Engenheiro Agrônomo Nelson Teixeira Santos Junior e Diretora de Ensino, Carmen Lucia Pitz Rasveiler. Os multiplicadores são responsáveis por promover ações que incluam hortas escolares e gastronomia, mobilizando e preparando os profissionais da escola (professores, manipuladores de alimentos, agentes de serviços gerais, diretores) para a execução de atividades pedagógicas e gastronômicas com os educandos.



O PEHEG foi criado em 2005 pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com o objetivo de agregar mudanças de hábitos alimentares no ambiente escolar e, consequentemente, em outros ambientes sociais, e enriquecer o trabalho pedagógico no tocante a temas como alimentação saudável e educação sensorial.


Em parceria com os professores e as professoras, o Projeto busca promover a educação de nossas crianças utilizando a horta escolar e a gastronomia como eixos geradores da prática pedagógica na abordagem de temas curriculares relacionados à alimentação nutritiva, saborosa, educativa e ambientalmente sustentável.


A implantação das hortas foi iniciada neste mês de julho com a participação de turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das seguintes unidades escolares: EM D. Afonso Niehues, NEM Profª. Xênia Goedert Kremer, NEM Profª. Verônica Guesser Pauli, NEM Pe. Alfredo Junkes e CEIM Coração de Jesus.















Nenhum comentário:

Postar um comentário