Na última terça (04/11), acompanhados
pelo professor de xadrez, Alexandre Ferreira, e pela Diretora de Ensino da
Secretaria Municipal de Educação, Carmen Lucia Pitz Rasveiler, 23 alunos da
Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos participaram da 8ª Etapa do 2º
Circuito de Xadrez Escolar 2014, em São José. O evento foi promovido pelo Clube
de Xadrez de São José.
Desde o início deste ano os
estudantes do ensino fundamental de nossa Rede Municipal de Ensino têm aulas de
xadrez, através do Projeto XADREZ NA ESCOLA, da Secretaria Municipal de
Educação e Cultura. São mais de 450 crianças participando do projeto. Este é o
primeiro evento competitivo de xadrez que nossos alunos participam. Mesmo
competindo com outras crianças com larga experiência em competições de xadrez, nossas
crianças não decepcionaram. Foram quatro medalhistas:
- Miguel Guesser Kons (sub 9):
3º lugar;
- Emily Guesser Kons (sub 10):
6º lugar;
- Pablo Anésio Mannes (sub 8):
6º lugar;
- Dylan Connor Crebassa (sub
10): 6º lugar.
O xadrez é uma atividade
lúdica que contribui para o desenvolvimento de algumas funções do cérebro, tais
como: memória, raciocínio lógico, concentração, planejamento, e tomadas de
decisões.
A criança, quando inicia sua
vida acadêmica, geralmente é obrigada a deixar para traz a sua rotina de jogos
e brincadeiras na qual se dedicava por completo. O xadrez pode, então, vir a
auxiliar o professor nessa difícil tarefa de ensinar matemática e outras
matérias, de forma mais prática e lúdica.
Deste modo, o xadrez é considerado
como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas
disciplinas, tais como: Matemática, Artes, História, Geografia, além da Ética,
etc.
Na Matemática explora-se
inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria
e suas dimensões.
Nas Artes, exploram-se as
formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais
recicláveis.
Na História, pode ser
trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação
entre aspectos sociais e políticos.
Na Geografia, pode ser
abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.
E finalizando, quando se faz
referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve
existir para com o parceiro de jogo.
A proposta pedagógica de
inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa, entre outros
aspectos, preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações
que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através
de uma atividade lúdica.
Veja abaixo algumas imagens do evento:
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