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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ALUNOS PARTICIPAM DE CIRCUITO DE XADREZ EM SÃO JOSÉ


Na última terça (04/11), acompanhados pelo professor de xadrez, Alexandre Ferreira, e pela Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Lucia Pitz Rasveiler, 23 alunos da Rede Municipal de Ensino de Antônio Carlos participaram da 8ª Etapa do 2º Circuito de Xadrez Escolar 2014, em São José. O evento foi promovido pelo Clube de Xadrez de São José.


Desde o início deste ano os estudantes do ensino fundamental de nossa Rede Municipal de Ensino têm aulas de xadrez, através do Projeto XADREZ NA ESCOLA, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. São mais de 450 crianças participando do projeto. Este é o primeiro evento competitivo de xadrez que nossos alunos participam. Mesmo competindo com outras crianças com larga experiência em competições de xadrez, nossas crianças não decepcionaram. Foram quatro medalhistas:

- Miguel Guesser Kons (sub 9): 3º lugar;
- Emily Guesser Kons (sub 10): 6º lugar;
- Pablo Anésio Mannes (sub 8): 6º lugar;
- Dylan Connor Crebassa (sub 10): 6º lugar.

O xadrez é uma atividade lúdica que contribui para o desenvolvimento de algumas funções do cérebro, tais como: memória, raciocínio lógico, concentração, planejamento, e tomadas de decisões.
A criança, quando inicia sua vida acadêmica, geralmente é obrigada a deixar para traz a sua rotina de jogos e brincadeiras na qual se dedicava por completo. O xadrez pode, então, vir a auxiliar o professor nessa difícil tarefa de ensinar matemática e outras matérias, de forma mais prática e lúdica.
Deste modo, o xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática, Artes, História, Geografia, além da Ética, etc.
Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.
Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.
Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos.
Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.
E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.
A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa, entre outros aspectos, preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica. 

Veja abaixo algumas imagens do evento:















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