Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA OFERECE FORMAÇÃO AOS SEUS PROFISSIONAIS



Buscando um constante aperfeiçoamento do seu quadro de profissionais, a Secretaria de Educação e Cultura ofereceu, durante o recesso escolar, cursos e palestras ao funcionalismo público municipal lotado nesta secretaria.

FORMAÇÃO PARA MERENDEIRAS
No dia 22 de julho, no CEIM Coração de Jesus, as merendeiras tiveram uma manhã de formação sobre “BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS” com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ivete Carneiro.
Já nos dias 23 e 24 de julho o curso “BENEFICIAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE PEIXES E FRUTOS DO MAR” ficou a cargo do SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural).




PROFESSORES SEMANA DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO
Do dia 28 de julho ao dia 1º de agosto os professores tiveram intensa semana de formação e planejamento para o 2º semestre de 2014.
No dia 28/07, todos os professores (educação infantil e ensino fundamental) tiveram um dia inteiro de formação com a Profª. Marly Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que trabalhou inúmeras temáticas que impactam no dia a dia do professor: avaliação, alfabetização secundária, conflitos em sala de aula, segundo professor, processo de aprendizagem, entre outros.




Nos dias 29 e 30, sob a coordenação da Profª. Elisângela Decker, os professores do ensino fundamental trabalharam com a confecção de jogos didáticos e a sua utilização em sala de aula.




Além disto, no início da tarde de quarta-feira, dia 30, todos os professores (educação infantil e ensino fundamental) também participaram de uma palestra com a Sra. Linete Farias, médica pediatra do Posto Municipal de Saúde, sobre a “HIPERATIVIDADE E O AMBIENTE ESCOLAR”.



Os professores da educação infantil, ao longo dos dias 30 e 31, se dedicaram a AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE E PLANEJAMENTO DOS PROJETOS PARA O 2º SEMESTRE.
Na sexta-feira, dia 1º de agosto, sob a coordenação da Profª. Carmen Lúcia Pitz Rasveiler (Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e da pedagoga Judite Koch Schmitt (Técnica em Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura), todos os professores do ensino fundamental se reuniram na Escola Municipal Dom Afonso Niehues para realizarem o conselho de classe.
Além destas atividades os professores ainda se dedicaram a preparar o ambiente escolar para recepcionar os alunos no reinício das atividades letivas desta segunda, dia 4 de agosto.

OFICINA DE INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO POR MEIO DE BRINQUEDOS ÓTICOS
Ainda como parte desta semana de formação, os professores dos 4º e 5º anos participaram no dia 31 do “AnimaMIS: oficina de introdução à animação por meio dos brinquedos óticos”, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
A oficina, desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), abordou, de forma introdutória, os princípios óticos, a história e algumas técnicas de animação por meio de exercícios práticos de desenho conjugados à construção de diversos brinquedos óticos como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Fenaquistiscópio e o Zootrópio, considerados os primeiros dispositivos inventados para criar e visualizar imagens animadas. A coordenação da oficina esteve sob a responsabilidade de Ana Ligia Becker, Analista Técnica em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura - Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina  MIS/SC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário