Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de abril de 2014

OSTERBAUM, UMA TRADIÇÃO GERMÂNICA




A tradição da Osterbaum (Árvore de Páscoa) teve início na Alemanha e depois foi levada a outros países pelos que emigraram. No Brasil, por exemplo, esta tradição é preservada nas muitas cidades onde há a presença de imigrantes de origem germânica. A Osterbaum geralmente é montada com um galho seco, que simboliza o momento de sofrimento da morte de Jesus. Nos galhos são colocadas cascas de ovos, que simbolizam a alegria da vida e a Ressurreição. As cores representam as diferenças dos povos e a alegria da Ressurreição de Cristo. O ovo é símbolo de renovação e de vida que há dentro dele.



Neste ano, pela primeira vez, a Praça Anchieta também recebeu decoração de Páscoa: a casinha do coelho e a Osterbaum. A decoração é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Esporte, Turismo, Indústria e Comércio. O objetivo é, além de embelezar nossa praça, contribuir com o resgate desta tradição germânica, uma vez que nossa cidade possui forte influência da imigração alemã.



Você também pode ter uma Osterbaum em sua casa. O processo é simples: semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo. Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças. Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados. Depois é só decorar a Osterbaum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário