Há tempos a
população vinha solicitando à administração municipal a contratação de
monitores para o transporte escolar público municipal. Embora a legislação não
obrigue o município a possuir este profissional, a atual administração assumiu
o compromisso de fazer todo o possível para atender esta reivindicação.
O primeiro
passo para atender este pedido da população seria criar o cargo de monitor do
transporte escolar na estrutura administrativa municipal. Para tanto, em 2013,
o prefeito Antônio Paulo Remor enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de
lei criando o referido cargo e atribuindo a ele suas responsabilidades. Este projeto
de lei foi aprovado e transformado na Lei Municipal nº 1441/2013.
Uma vez
criado o cargo o Poder Executivo pode realizar processo seletivo para a
contratação destes profissionais. Desde o início do ano letivo de 2014 os
monitores acompanham os estudantes durante o embarque/desembarque e durante
todo o trajeto, garantindo assim maior segurança no transporte escolar público
municipal.
São funções do monitor do transporte escolar, entre outras, o auxílio no embarque e no desembarque dos estudantes, o cuidado da segurança durante a viagem, a inspeção do comportamento dos alunos no ambiente veicular, a orientação aos estudantes sobre as regras e procedimentos a serem obedecidos e sobre o cumprimento de horários, a organização da chegada e saída dos alunos da escola, etc.
Altamiro Antônio Kretzer, (Secretário Municipal de Educação e Cultura) |
Antônio Paulo Remor (Prefeito) |
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