Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMATURA DO CEIM CORAÇÃO DE JESUS

Emoção e alegria marcam a formatura do Coração de Jesus

Momentos de muita emoção e alegria marcaram a formatura dos 75 alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Coração de Jesus, realizada na última sexta-feira, dia 6. O auditório da Prefeitura Municipal ficou lotado de pais, familiares, convidados e professores.
A solenidade contou com a presença do prefeito Antônio Paulo Remor e teve como patronesse Jaqueline Manes Guesser, presidente da Associação de Pais e Professores, e como paraninfo Altamiro Antônio Kretzer, Secretário de Educação e Cultura do município.
 
O Coral Simphonia, sob a regência da professora Rosemari Veras Mello de Moura, cantou junto com as crianças, e encantou a todos.
 
O Centro de Educação Coração de Jesus foi criado em 23 de março de 1996. Anteriormente, a Pré Escola denominada Pingo de Gente funcionava anexa a Escola de Educação Básica Altamiro Guimarães. Atualmente são atendidas pela unidade 260 crianças de 1 a 6 anos.
(Fonte: http://www.antoniocarlos.sc.gov.br/conteudo/?item=923&fa=1&cd=190343)



EDUCAÇÃO: CONQUISTAS E DESAFIOS

Durante a cerimônia de formatura o Secretário de Educação e Cultura, e também paraninfo da turma, professor Altamiro, dirigiu aos presentes breves palavras relatando os avanços e desafios da educação em nosso país e em nosso município. Segue abaixo a íntegra de sua fala:


Investir em educação é essencial se queremos ver nosso país desenvolver-se cada vez mais. Esta informação não é novidade para ninguém. Como também não é novidade para ninguém que nosso país tem grandes desafios para superar na área educacional.



Por outro lado, é importante também destacar que tivemos grandes avanços nas últimas décadas. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2012, divulga pelo IBGE, houve melhorias significativas na educação brasileira, na década 2001 a 2011, por exemplo. Entre as áreas que tiveram os melhores resultados, a educação infantil (0 a 5 anos) foi um dos destaques, com o percentual de crianças na escola subindo de 25,8% em 2001 para 40,7% em 2011. Já a escolarização de crianças de 6 a 14 anos está praticamente universalizada, alcançando 98,2% em 2011.


O Brasil investe em educação algo em torno de 5% do PIB (Produto Interno Bruto). Este índice de investimento é similar ao da Espanha (5%) e da Coréia do Sul (4,63%).


O município de Antônio Carlos também tem dado grande importância à educação, e isto é herança de nossos ancestrais: basta lembrarmos dos esforços dos colonos com as antigas escolas paroquias que eram mantidas pelos próprios colonos que se cotizavam para pagar o professor que ensinaria a seus filhos as primeiras letras.


Esta preocupação com a educação de nossas crianças ainda permanece. É responsabilidade de todos nós, cidadãos e poder público, garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Neste sentido, o início das atividades do CEI Prof. João Juvenal de Amorim neste ano de 2013 garantiu a oferta de mais vagas para a educação infantil. No próximo ano teremos o início da construção de mais um CEI, obra orçada em R$ 816.423,08, valor totalmente custeado pelo Governo Federal. Serão mais vagas a serem oferecidas para nossas crianças.


Aos professores e professoras, que são peças fundamentais para que nossa educação alcance bons índices, aos pais e mães responsáveis que se comprometem com a educação de seus filhos e filhas, nossos parabéns! Hoje, de modo muito especial, quero deixar meu abraço, minha gratidão e parabenizar a equipe de profissionais da educação do CEI Coração de Jesus. Quero também parabenizar estas crianças maravilhosas que hoje concluem este ciclo da educação infantil, bem como seus pais e familiares.


Para finalizar repito aqui a ideia de um bordão utilizado numa campanha pela educação “A educação é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos”.


ALGUMAS IMAGENS










Nenhum comentário:

Postar um comentário