Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

STAMMTISCH: amigos, chopp e diversão nas comemorações do Cinquentenário de Antônio Carlos

Origem do Stammtisch 

De modo literal, o termo “stammtisch” é formado  da  junção das palavras stamm – que significa tronco – e tisch – que significa mesa. Ou seja, numa tradução literal significa “mesa de tronco”.  Entretanto o site www.stmt.com.br traz uma versão mais romântica, passada de geração em geração pela tradição oral. 

Conta-se que o termo começou a ser usado na Idade Média. Os lenhadores bávaros, ao cortarem a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras, faziam-no à altura de uma mesa. Dos galhos mais grossos cortavam toletes para servir de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que faziam suas refeições e, ao final do trabalho diário, ali se reuniam para bater papo, planejar o dia seguinte e bebericar o vinho que traziam em seus alforjes. O hábito ganhou as tabernas, nas cidades. Nestes ambientes, teria se perpetuado o nome stammtisch.

Deste modo, o termo passou a representar todos àqueles que habitualmente frequentavam e costumavam, na companhia de amigos, sentar-se numa mesma mesa previamente reservada ou que lhes era cativa.


Esta versão é a que melhor se encaixa com o jeito de ser dos stammtisch espalhados pela Alemanha, Áustria, Suíça, Dinamarca e em outros países sob influência tedesca; bem como no Brasil, nas cidades colonizadas por descendentes destes países. (Fonte: http://www.vemprapomerode.com.br/turismo/festas-e-feiras/pagina/encontro-de-stammtisch)


STAMMTISCH EM ANTÔNIO CARLOS

No último sábado, dia 09, aconteceu mais um Stammtisch em Antônio Carlos. Barracas de empresas e de grupos de amigos coloriram a área central da cidade. Muito chopp, comida, música e diversão marcaram esta 5ª edição do tradicional evento de origem germânica que, neste ano, integrou as comemorações do Cinquentenário de emancipação político-administrativa da cidade.









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário